Na sexta-feira (1) foi realizada a cerimônia de posse dos vereadores eleitos para o quadriênio 2021/2024 em Pinheiro Machado. A solenidade de posse foi transmitida pela página do Facebook do Legislativo e teve restrição de público de acordo com as normas sanitárias de enfrentamento a Covid-19.
Foram empossados os vereadores Cássio Câmara (PP), Elizete Baldez (PP), Fábio Dias (PSDB), Fabrício Costa (PSB), Laura Ratto (MDB), Magda Afonso (PDT), Renato Rodrigues (PSDB) e Ronaldo Madruga (PP). O vereador Éliton Rodrigues (MDB) não compareceu por estar aguardando resultado de exames da Covid-19, no prazo de 10 dias úteis o vereador deve assumir o cargo conforme o Regimento Interno do Legislativo.
Em virtude do indeferimento da candidatura de Carlos Betiollo não houve a posse de Prefeito e Vice-Prefeito. Betiollo obteve maioria dos votos válidos em 15 de novembro e não é considerado apto pela justiça para assumir o cargo. O município terá eleições suplementares, até que o novo pleito aconteça o Presidente da Câmara de Vereadores assume a Prefeitura Municipal.
Logo após a posse dos vereadores foi eleita a mesa diretora para o biênio 2021/2022, com apenas uma chapa concorrente. A mesa foi definida por unanimidade, oito votos favoráveis elegeram Ronaldo Madruga como Presidente, Fabricio Costa como Vice-Presidente, Laura Ratto 1ª Secretária e Renato Rodrigues 2º Secretário.
Depois de eleito, o Presidente do Legislativo, Ronaldo Madruga, assume a Prefeitura Municipal até que ocorra a nova eleição. O vice-presidente Fabricio Costa passa a ocupar a Presidência da Câmara de Vereadores e o primeiro suplente do Partido Progressista Vilson Jorge (Vilsinho) assume a cadeira no Legislativo. O cargo de 2º Secretário será definido na próxima semana já que Laura Ratto, 1ª Secretária passou a ser Vice-Presidente e Renato Rodrigues como 1º Secretário.