Representatividade feminina é destaque no Legislativo de Pinheiro Machado

Vereadoras de Pinheiro Machado (Foto: Divulgação)

O início de 2021 foi marcado por muitas mudanças no Legislativo. A representatividade feminina é uma delas, pois pela primeira vez três cadeiras da Câmara foram ocupadas por mulheres. Conheça mais sobre as vereadoras Magda Afonso e Elizete Baldez Peraça.

Magda Afonso
Magda Afonso, de 60 anos, é professora estadual aposentada e pecuarista. Durante 31 anos, atuou no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro como professora, coordenadora e vice-diretora. Além da educação ao qual dedicou-se por muitos anos, Magda também tem forte ligação com o meio rural na atividade da pecuária.

Militante do PDT, desde 1999, concorreu ao cargo por três vezes, sendo que nas duas primeiras não alcançou o total de votos suficiente para se eleger. Desde que assumiu o cargo, busca interagir com a comunidade para tomar conhecimento das necessidades de cada setor. “Como vereadora, meu compromisso é com o social, com a melhoria de vida dos pinheirenses e de todos aqueles que aqui fixam residência, tanto no campo como na cidade”, declarou.

A vereadora lamenta a situação financeira do município e afirma que a realização dos projetos se tornam inviáveis devido à questão econômica. “As proposições não são colocadas em prática por que esbarram no financeiro, mesmo sendo projetos de pequenos investimentos”, ressaltou.

Segundo ela, as dificuldades financeiras enfrentadas inviabiliza a realização de muitos projetos. “Precisamos buscar empresas que venham investir aqui para que o desenvolvimento econômico da região aconteça com mais rapidez. O município possui terras férteis com capacidade para produtos de excelência”, afirmou.

Sobre o futuro do município, a vereadora acredita que o trabalho feito com comprometimento e ética trará bons resultados. “Continuarei elaborando projetos e buscando recursos através de emendas parlamentares e parcerias para auxiliar na melhoria do município”, disse.

A vereadora entende que o grande potencial de desenvolvimento do munícipio tem capacidade para modificar o quadro financeiro. “Precisamos investir no potencial da nossa Pinheiro Machado. Somos a terra da Feovelha, da Comparsa da Canção Nativa, de tantos talentos como poetas, escritores, músicos, de uma das Semanas Farroupilhas mais autênticas e tradicionais do estado. Também somos referência em produtos de excelente qualidade, entre eles, a carne, lã, uvas e vinhos, oliveiras e azeite, nogueiras, minérios diversos, vastas florestas de acácia e eucalipto, além de belas paisagens e pontos turísticos”, concluiu.

Elizete Baldez Peraça
A servidora pública Elizete Baldez Peraça, de 51 anos, é moradora da localidade de São João Batista e conhece as dificuldades enfrentadas pelos moradores do campo. Elizete é filiada ao Progressistas e concorreu ao cargo pela primeira vez. Ela conta que sempre buscou ajudar as pessoas e trabalhar em prol da comunidade onde vive.

“Como vereadora, venho solicitando ao Executivo a melhoria nas ruas da cidade, na iluminação pública, nas estradas do município, que são necessidades de extrema relevância. Através de proposições e requerimentos estou em busca de soluções desde o início do meu mandato”, declarou.

Sobre a situação econômica do município a vereadora disse: “Acredito que com trabalho, força de vontade e garra podemos construir uma cidade melhor para todos. O meu dever como legisladora é fiscalizar as ações e encaminhar os projetos ao Executivo ”.

Segundo ela, durante a pandemia as escolas fecharam e muitos alunos dependem do estudo a distância, sendo que a população da zona rural sofre bastante dificuldade com o sinal de telefone o que prejudica a educação e também a comunicação das pessoas, principalmente nesse momento de distanciamento social. “Já busquei, junto ao Executivo, melhorias das operadoras de telefone na zona rural. É uma necessidade urgente que esse serviço seja oferecido com qualidade para a população”, explicou.

“Estamos vivendo uma pandemia, mas precisamos olhar para frente visando o bem-estar de todos. Tenho compromisso com a comunidade pinheirense e irei lutar para que possamos junto ao Executivo fazer do nosso município um lugar melhor para viver”, finalizou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome