Secretaria de Saúde promove ações de prevenção ao suicídio alusivas ao Setembro Amarelo em Pinheiro Machado

Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. (Foto: Freepik)

A Secretaria de Saúde de Pinheiro Machado promove Ações de Prevenção ao Suicídio alusivas à Campanha Setembro Amarelo, as atividades estão previstas para acontecer entre os dias 26 e 29 de setembro. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”

Além da programação especial, é importante destacar que as ações diárias são conduzidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cacimbinhas e pelas equipes da Secretaria de Saúde, um trabalho contínuo de promoção da saúde mental e da prevenção do suicídio na comunidade.

Confira a programação:

Dia 26/09 – Sessão de Cinema na ESF Zona Sul

No dia 26/09, às 14h, a ESF Zona Sul realizará uma sessão de cinema destinada a adolescentes a partir de 12 anos. A atividade incluirá pipoca e uma discussão do filme após a exibição.

Dia 28/09 – “Caminhada pela Vida” com a ESF Zona Leste e a APAE

No dia 28/09, às 14h, uma equipe da ESF Zona Leste se unirá à APAE para realizar a “Caminhada pela Vida”. O ponto de partida será a UBS Zona Leste (prédio provisório), seguindo a direção à APAE e percorrendo a área de atuação da equipe.

Dia 29/09 – Roda de Conversa e Atividades na ESF Zona Norte

No dia 29/09, a partir das 13h, a ESF Zona Norte promoverá uma Roda de Conversa e atividades com a participação do psicólogo Alberto José Mello Campos Henriques, da assistente social do CAPS Elenise, da educadora física Rozane Ribeiro, além de momentos de Reiki com Maria Luiza e sorteio de brindes.

Setembro Amarelo

O setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.

A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome