Pinheiro Machado: Pelotão Mirim realiza formatura e entrega de sutaches aos soldados 2024

O evento foi realizado no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lucas Prisco e contou com a participação dos 27 soldados graduandos, colaboradores do Pelotão, familiares, padrinhos, ex-alunos e instrutores. (Foto: Divulgação)

No dia 14, o Pelotão Mirim de Pinheiro Machado realizou a formatura diária especial de entrega dos sutaches aos soldados de 2024. O evento foi realizado no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lucas Prisco e contou com a participação dos 27 soldados graduandos, colaboradores do Pelotão, familiares, padrinhos, ex-alunos e instrutores.

A formatura do sutache representa a vitória sobre uma fase da vida militar, um degrau vencido e tem como objetivo principal exaltar as qualidades. De acordo com os organizadores, “receber o sutache significa que houve descobertas, vivenciaram novas situações e conheceram o mínimo de uma vida militar, mesmo na condição de soldado mirim, esperamos que o espírito militar de disciplina e correção de atitudes os acompanhe por toda a vida”.

Atualmente, o Pelotão Mirim é subordinado aos projetos sociais da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Pinheiro Machado, sendo custeado através dos recursos provenientes da própria Paróquia, além de colaboradores e patrocinadores.

Segundo os organizadores, a existência do Projeto Pelotão Mirim é reflexo de muita dedicação, trabalho, apoio e diversas mãos unidas com um objetivo em comum que é o coletivo.

Durante a solenidade, foi realizada a troca de comando a sargento mirim Medeiros passou o comando do 7º Pelotão Mirim de Pinheiro Machado para a 3º sargento mirim Andrade.

Os padrinhos convidados foram responsáveis pela entrega dos sutaches aos formandos. Logo após, a soldado mirim Priscila Rezende Rezende efetuou o juramento. “Eu prometo ser um soldado disciplinado primar sempre pela justiça, manter-me fisicamente forte, mentalmente saudável praticando o bem acima de tudo assim eu juro”.

Foram agraciados com medalhas os soldados mirins que se destacaram no período básico pela correção de atitudes, comprometimento, coleguismo e dedicação ao serviço, que sirvam de exemplo para seus colegas e de muito orgulho para seus familiares: São eles: Ícaro de Oliveira Ritta Rodrigues, Kamily dos Santos Luiz e Luiz Otavio Fagundes Lima.

O padre Elautério Júnior, responsável pela Paróquia, não pode estar presente na solenidade e enviou uma mensagem. “Estimados colaboradores do Pelotão Mirim, voluntários e todos os presentes. Nesse dia que nossas crianças dão um passo importante na sua formação de cidadão e cidadãs, quero saudá-los com a paz de Jesus. Na alegria de fazer parte desse projeto que transforma vidas e nos dá esperança de dias melhores, reafirmo a importância do Pelotão como um projeto que nos ajuda a sonhar e fazermos a diferença não somente na vida das crianças, mas de toda a comunidade. Lamento não poder estar presente, pois estou em missão na cidade de Rosário do Sul juntamente com os seminaristas, hoje em trabalhos na cidade de São Gabriel um dos municípios de nossa diocese atingido pelas enchentes. Na esperança do Deus da Vida, confiantes na Vitória, um abraço a todos”.

Conheça os soldados mirins graduados

  • Ícaro de Oliveira Ritta Rodrigues
  • Morgana Wynnye Cavalheiro Goulart
  • Maria Clara Peraça Souza
  • Brenda Fernandes Almeida
  • Matheus Pinho da Silva
  • Ennzo Bicca Dias
  • Ester da Rosa Dias Farias
  • Sthefany Loureiro de Medeiros
  • Luiz Otavio Fagundes Lima
  • Gustavo Quadrado Couto
  • Sofia Rosa Machado
  • Maykely Gonçalves Velleda
  • Gabriel Raddatz Schultz
  • Lucas dos Santos Vaes
  • Kamily dos Santos Luiz
  • Henrique Baez da Silva
  • Werlen de Oliveira Ferreira
  • Priscila Rezende Rezende
  • Ana Vitoria Bandeira Nekel
  • Bruno Crespo Goulart Junior
  • Conrado Martins Kaist
  • Alicia Batista Silva
  • Luiz Miguel Rodrigues Lucas
  • Debora Vitoria Gonçalves Duarte Pereira
  • Emanueli Silveira Telles
  • Henrique da Cunha Fernandes
  • Ricardo da Silveira Peraça Pereira

O encerramento da solenidade foi marcado pela execução do hino rio-grandense e o último fora de forma com o brado e abraço coletivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome