Pinheiro Machado: Colonos e motoristas são homenageados durante a 2ª edição do Mateando na Avenida

Motoristas receberam a benção do padre Júnior durante o evento. (Foto: Divulgação)

A segunda edição do Mateando na Avenida foi realizada no domingo (6), na avenida Álvaro Chaves, em Pinheiro Machado. A iniciativa teve como objetivo principal homenagear colonos e motoristas pela data transcorrida em 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e protetor dos viajantes. Centenas de pessoas prestigiaram o evento promovido pela Prefeitura de Pinheiro Machado, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, ONG Vida Nova e o Grupo de Caminhoneiros.

O evento teve início às 9h, com a comercialização dos produtos coloniais da agricultura familiar, quitandeiras, feira de artesanato e a banca de doação de roupas e calçados. A mateada aconteceu durante a tarde e foi patrocinada pela ONG Vida Nova.

Ainda pela manhã, foi realizada a procissão motorizada em honra a São Cristóvão, cerca de 100 motoristas percorreram as ruas da cidade e receberam a benção do padre Júnior Conrado da Silva, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Após a procissão, os motoristas participaram de um almoço festivo oferecido pela Prefeitura Municipal, nas dependências do CCTG Lila Alves.

Além da homenagem aos colonos e motoristas, evento também promoveu a comercialização de produtos artesanais. (Foto: Divulgação)

O organizador do evento, Olício Silveira Lopes, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais homenageados. “Ao promover o Mateando na Avenida estamos ressaltando a grandeza desses profissionais incansáveis, que enfrentam desafios diários e longas jornadas para manter a manutenção da nossa economia em movimento. Com dedicação e responsabilidade, eles garantem que nossas cidades sejam abastecidas e que as pessoas tenham acesso aos bens e serviços essenciais”.

Lopes avaliou o evento de forma positiva. “Foi um momento de alegria e confraternização. Os motoristas receberam placas de destaque em homenagem. Além da parte festiva tivemos a comercialização dos produtos coloniais e artesanais gerando renda para as famílias, melhorando a qualidade de vida das pessoas através da feira. Sou grato pela realização da segunda edição deste evento que veio para somar na comunidade”.

Na oportunidade, os motoristas também realizaram doações de alimentos que serão distribuídos às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Santo Padroeiro dos motoristas
Segundo o padre Júnior, São Cristóvão é um dos santos mais populares da Igreja Católica, porque é o padroeiro dos motoristas. Ele explica que a origem do nome Cristóvão é grega e significa aquele que carrega Cristo.

De acordo com o padre, o Santo teria carregado uma criança para atravessar um rio de forte correnteza. Na margem oposta, ao descê-la dos ombros, a criança teria se revelado o Menino Jesus, diante deste fato, o santo ficou conhecido como aquele que conduziu, e como quem conduz é o motorista, se tornou o padroeiro dos motoristas.

São Cristóvão é considerado Mártir, foi morto na região da Lícia durante o reinado de Décio, imperador romano do século III.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome