
O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro comemorou 96 anos de fundação no dia 18 de junho. Por esta razão, o mês teve um calendário com uma programação festiva em alusão ao aniversário do educandário. Desde 1927, através de uma iniciativa da Loja Maçônica Luz e Ordem, o colégio está em atividade oferecendo a crianças, jovens e adultos, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA de Ensino Médio. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 800 alunos e 57 professores e funcionários, a direção do colégio está sobre a responsabilidade do professor Sandro Flores da Rosa.
Segundo ele, desde 2022, o colégio oferece o Novo Ensino Médio gaúcho, no qual os alunos optaram por estudar três itinerários formativos a partir de 2023, sendo escolhidas as trilhas de Saúde, Tecnologia e Expressão Corporal.
Durante as comemorações, diversas atividades foram realizadas, entre elas, a Feira do Livro com a presença da livraria Nativa, de Bagé, exposição de trabalhos realizados no Ensino Médio e Fundamental, palestras sobre violência escolar e a história do colégio, encontros com professores e funcionários ativos e aposentados, festa junina, apresentações artísticas realizadas pelos alunos sobre a história do Hipólito Ribeiro, bem como, uma viagem de estudos para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os alunos tiveram a oportunidade de participar da 1ª Mostra da Universidade Federal de Pelotas, Mundo UFPel.
O tenente André Madruga, colaborador do Pelotão Mirim de Pinheiro Machado, palestrou sobre o tema: “Se liga, o futuro começa hoje!”. “Foi uma alegria participar das comemorações da escola, somos parceiros de longa data, meu filho estuda aqui. A palestra de caráter motivacional buscou mostrar aos estudantes que o futuro é hoje, não adianta deixarmos pra depois. Precisamos estudar hoje, amar hoje, abraçar hoje, viver o hoje e a juventude tem se distanciado dessa realidade. O aprendizado de hoje é que vai garantir a aprovação no vestibular, a conquista da vaga de emprego. O intuito da palestra é despertar nos jovens essa consciência demonstrando que tudo é muito rápido, o Ensino Médio tem duração de apenas três anos e, a partir daí, a vida segue outro rumo, novas responsabilidades vão surgir, e o hoje vai definir toda a trajetória da vida deles”, explicou o tenente.
Ainda nas festividades, a gestão da escola promoveu ações pedagógicas com a participação das famílias e a comunidade estudantil, atividades realizadas através da Comissão de Intervenção e Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE). Essas ações tinham por objetivo promover a interação da comunidade com a prática educativa do dia a dia escolar.
Um dos pontos marcantes do calendário comemorativo foi o encontro de professores, evento que reuniu os profissionais que fazem parte da história do educandário. Para a docente aposentada, Noeli Pinheiro D’ Ávila, o encontro proporcionou um momento memorável. “No colégio atuei cerca de 40 anos, fui professora, secretária e vice-diretora, antes de exercer as funções também fui aluna, estudei no Hipólito Ribeiro. Viver esse momento é muito prazeroso, é um encontro do passado com o presente, considero o colégio a minha segunda casa. Peço a Deus que me conceda saúde para viver o centenário da escola em 2027”, declarou.
História do educandário
O colégio Estadual General Hipólito Ribeiro foi fundado pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, em 18 de junho de 1927. A maçonaria, uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e comprometida com os movimentos sociais, criou uma escola pública que funcionou no prédio da Loja e foi mantida pela instituição durante 13 anos. Logo surgiram as dificuldades na manutenção, o número de alunos aumentou consideravelmente. Um cinema foi criado com objetivo de arrecadar verba para manter o educandário.
O intendente e venerável mestre da Loja, Coronel Hipólito Ribeiro Junior buscou e conseguiu conveniar o colégio com o Estado e passou a ser o Grupo Escolar Luz e Ordem.
Em 1932, por resolução da Loja, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, uma homenagem ao ex-intendente, idealizador e colaborador da escola. Em 1934, a escola mudou para o prédio próprio onde funciona até hoje. Em 1979, foi criado o 2º Grau e passou a ser Escola Estadual de 1º e 2º Grau General Hipólito Ribeiro conforme o decreto de reorganização nº 28.325. Posteriormente, em 2001, através do decreto de 08 de março de 2001, passou a ser Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, nome atual.
Recesso Escolar
O 1º semestre letivo encerra dia 18 de julho. Após o recesso escolar, as atividades serão retomadas em 31 de julho e, o colégio vai iniciar o Projeto Escola Cidadã, que trará segmentos da comunidade para dentro da escola para trabalhar assuntos relativos ao comportamento social e emocional, esportes e lazer. Os alunos ainda vão participar da 1ª Mostra Científica em Pelotas, apresentando trabalhos desenvolvidos nos componentes da área da Natureza.