O Núcleo de Atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades está na reta final das obras de reforma. O núcleo vai funcionar nas dependências do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro através de uma parceria com a prefeitura municipal. A reforma e adaptação do prédio foram realizadas com recurso disponibilizado através de emenda impositiva da vereadora Laura Ratto (MDB), além da reforma foi realizado um investimento para a aquisição de equipamentos e materiais de uso permanente, o custo foi superior a R$ 40 mil reais.
O convênio para a criação do núcleo de atendimento entre a Prefeitura de Pinheiro Machado e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi assinado no ano de 2022. O Instituto Germinar tem como objetivo primordial oferecer e garantir condições plenas para o desenvolvimento humano de pessoas com deficiência, levando em consideração suas necessidades específicas.
Vale ressaltar que o Instituto não se sobrepõe às atribuições da escola regular, mas desempenhará funções complementares, direcionadas às necessidades específicas dos educandos sob uma perspectiva mais especializada. Para alcançar esse propósito, o Instituto contará com uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de professores especializados.
O Instituto Germinar está plenamente alinhado com a Constituição Federal, com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, defendendo e trazendo para o plano concreto o direito de educação para todos, afirmando-se como lócus garantidor do caminho para que todos experimentem e exercitem, na plenitude, a oportunidade de aprender e se desenvolver, pessoal e intelectualmente, pressupostos inerentes a uma vida digna, autônoma e que possibilite fazer escolhas livremente.
A data de inauguração está prevista para o mês de outubro e o Núcleo vai ser receber o nome de “Instituto Germinar de Educação Inclusiva”.
Para o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), o núcleo chega para mudar a realidade das pessoas que precisam de atendimento especializado. “Esse projeto era tão sonhado e vai mudar a realidade das pessoas que precisam deste atendimento. O que fizemos é tão grandioso quanto qualquer obra que inauguramos em Pinheiro Machado. Temos o dever de nos preocupar com as pessoas, são elas que fazem a nossa cidade, e não faria sentido não colocar nossos moradores em primeiro lugar, principalmente aqueles que mais necessitam de nossa atenção.”