Pinheiro Machado: Projeto Fábrica de Gaiteiros deve ser implantado em 2023

A Fábrica de Gaiteiros, localizada no município Barra do Ribeiro. (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (15), a Secretária de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, Vivian
Alves, visitou a Fábrica de Gaiteiros Renato Borghetti, no município Barra do Ribeiro para conhecer o projeto que deve ser implantado em Pinheiro Machado em 2023.

Vivian explica que a Fábrica de Gaiteiros é um projeto do Instituto Renato Borghetti, o qual disponibiliza gratuitamente o acesso de jovens de 7 aos 15 anos de idade ao aprendizado do acordeon, nesse caso a “gaita de oito baixos”, como é comumente chamada na cultura do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é resgatar o uso do instrumento no meio sociocultural regional.

De acordo com a secretária, além das aulas gratuitas, as gaitas serão emprestadas ao município através de um convênio com o Instituto. “Os alunos vão utilizar o equipamento e podem também levar para casa para aprimorar os estudos”.

Segundo Vivian, o prefeito já deu andamento na minuta do contrato e em breve será efetuada a assinatura.

Sobre a realização do projeto, a secretária se mostrou otimista. “Voltei encantada e acredito que nossa comunidade vai receber a Fábrica de Gaiteiros de braços abertos, até porque em Pinheiro Machado o tradicionalismo é muito forte”.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome