Pinheiro Machado conta com Grupo de Estudos Históricos Odil Peraça Dutra Pró-Memória de Cacimbinhas

O jornalista e professor Nikão Duarte (direita) indicou o filho do historiador Odil Dutra, Carlitos (esquerda), para presidente do grupo. (Foto: Divulgação)

Uma reunião realizada no ple­nário da Câmara de Vereadores Vereador Walter Azambuja, no dia 13, reuniu professores, escritores e servidores públicos para home­nagear Odil Peraça Dutra, consi­derado o principal historiador de Pinheiro Machado.

Além da homenagem, foi cria­do o Grupo de Estudos Históricos Odil Peraça Dutra Pró-Memória de Cacimbinhas (GEHOPD) com o objetivo de resgatar e preservar a história local. O GEHOPD é inde­pendente, voluntário e aberto a comunidade que tiver interesse em contribuir com o resgate his­tórico do município.

O jornalista e professor Nikão Duarte fez uma apresentação so­bre a expressão histórica do muní­cipio, ressaltando a contribuição das pesquisas de Dutra e indicou o filho do historiador, Carlitos Du­tra, para presidente do grupo. Car­litos é responsável e mantenedor do acervo do pai.

Durante a reunião, ficou es­tabelecida a formalização ins­titucional e legal do GEHOPD, bem como os nomes que vão compor a diretoria e os canais de comunicação nas redes so­ciais. Ainda em 2024, o grupo pretende realizar um evento público sobre a história do mu­nicípio, fundado em 1878 como Cacimbinhas. Em 1915, o nome foi alterado e passou a ser Pi­nheiro Machado.

Os interessados em partici­par do GEHOPD podem entrar contato com Carlitos pelo te­lefone (53) 99705-2169 ou com Nikão pelo (51) 98413-8028.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome