A Prefeitura imunizou, nesta segunda-feira (15), com a primeira dose contra a Covid-19, aproximadamente 900 idosos, com mais de 78 anos, no drive-thru realizado no Centro de Eventos da Fenadoce. A partir de quarta-feira (17), pessoas com mais de 77, 78 e 79 anos serão vacinadas em escolas da rede municipal.
No segundo dia consecutivo de drive-thru, o movimento foi intenso no Centro de Eventos. Boa parte dos idosos, de 78 anos ou mais, procurou a imunização no período da manhã, entre eles Marcolina Rocha. A aposentada disse ter saído de casa por volta das 7h30min e no meio da manhã já havia recebido a primeira dose da vacina.
“Tudo tranquilo, rápido e fácil. Estou aliviada, mas sei que tenho que continuar me cuidando”, disse ao deixar o pavilhão da Fenadoce.
Luiz Lemos, 78 anos, dirigindo o próprio carro, não escondia a ansiedade de receber a injeção. “Que alegria! Essa doença tem levado tanta gente. É triste. Mas, eu, que tenho um pouco mais de saúde, quero viver um pouco mais também”, falou o idoso, pedindo para ser fotografado no momento que recebia a vacina.
Calendário para os idosos
Nesta terça-feira (16), prossegue a vacinação em drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, das 9 às 17h. Idosos de 77 anos ou mais podem procurar a imunização, levando a identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.
A partir da quarta-feira (17), a Prefeitura aplica a primeira dose nos idosos de 79 a 77 anos, seguindo o seguinte calendário:
· quarta-feira (17) – idosos com mais de 79 anos;
· quinta-feira (18) – idosos com mais de 78 anos; e,
· sexta-feira (19) – idosos com mais de 77.
As pessoas dessas faixas etárias devem procurar, das 10 às 15h, as seguintes escolas:
· EMEF Balbino Mascarenhas, rua Cândido Augusto de Mello, 415;
· Colégio Pelotense, rua Marcílio Dias, 1.597;
· EMEF Fernando Osório, avenida Fernando Osório, 1.522;
· EMEF Ferreira Viana, rua João Tomaz Munhoz, s/n°;
· EMEF Afonso Vizeu, rua Francisco Moreira, 285;
· EMEF Francisco Caruccio, rua Leopoldo Brod, 3.220; e,
· EMEF Francisco Barreto, rua Triunfo, 2257.
A SMS fará a distribuição de 100 fichas para imunização desse grupo prioritário em cada ponto de vacinação.
Os idosos com mais de 85 anos, que receberam a primeira dose em fevereiro, farão a segunda na quarta-feira (17), na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), nos seguintes locais:
· UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350, Areal;
· UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata;
· UBS Laranjal – rua São Borja, 683, Laranjal; e
· UBS Salgado Filho – avenida Senador Salgado Filho, 912, Três Vendas.
O atendimento será das 10 às 15h e devem ser apresentadas a identidade e a carteira de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
Quem precisa apresentar atestado para se vacinar?
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, alguns idosos, precisam apresentar atestado médico para receber a vacina. Os casos que necessitam do documento são os seguintes:
– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,
– pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
As pessoas que fazem uso de imunoglobina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e a vacina, como forma de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.
Idosos que apresentaram sintomas gripais ou outras doenças febris nas últimas quatro semanas não deverão se vacinar.