Primeira carga de suprimentos hospitalares para o HUSFP são entregues no aeroporto de Pelotas

A força tarefa foi um trabalho conjunto do Exército Brasileiro, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. (Foto: Divulgação)

Já passavam das 22 horas, de terça-feira (7), quando o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto de Pelotas com a primeira carga contendo 500 quilos das 3,5 toneladas de suprimentos hospitalares que vão abastecer o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), para os pacientes da hemodiálise. A força tarefa foi um trabalho conjunto do Exército Brasileiro, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

O trabalho começou com dez militares da 8° Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas que estão agindo nos resgates das enchentes que assolam o Estado, buscaram os medicamentos em uma transportadora na cidade de Novo Hamburgo. De lá, seguiram para a base aérea da FAB para que um avião transportasse os medicamentos até o aeroporto de Pelotas. “Esse apoio técnico e a contribuição do Exército faz parte de todos nossos treinamentos para situações como essas, em que pessoas necessitam dessas medicações de suma importância para o tratamento”, disse o comandante da 8° Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas, Richard Wallace Scott Murray.

O diretor do HUSFP Márcio Slaviero e o diretor clínico do hospital Vinícius Alano, foram acompanhar a chegada dos suprimentos no aeroporto. “Estamos juntos, trabalhando a cada minuto para que o HUSFP siga em pleno funcionamento, atendendo nossa comunidade e pacientes que estão desassistidos nos hospitais das suas regiões em função dessa tragédia que estamos passando. A chegada desses medicamentos é a resposta do empenho de toda uma equipe atenta à saúde da nossa cidade e do nosso Estado”, declarou Slaviero.

O diretor clínico do HUSFP, Vinícius Alano, que fez os primeiros contatos com o Exército para possibilitar a logística da entrega dos insumos, agradeceu o empenho de todos envolvidos. “Este é o momento para juntarmos todas as forças e contatos para possibilitar ações conjuntas e de sucesso como essa. Em nome do HUSFP e dos pacientes do nosso hospital quero agradecer ao Exército, a FAB e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”, agradeceu Alano.

Na manhã de quarta-feira (7), está previsto o pouso de mais uma avião com os restante dos suprimentos que serão encaminhados ao HUSFP.

Pacientes de Caçapava do Sul são assistidos pelo HUSFP

Lembrando que desde a última quinta-feira (2), pacientes de Caçapava do Sul que necessitam realizar hemodiálise estão sendo acolhidos pela equipe do HUSFP, que, em turno extra, está mobilizada realizando os procedimentos. Sem acesso aos hospitais das suas regiões, o HUSFP está possibilitando o tratamento. “Esses suprimentos são fundamentais para que possamos seguir dando assistência e tratamento a essas pessoas”, disse o chefe do setor de Nefrologia do HUSFP, Franklin Barcellos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome