Pelotas: UBS na Rua voltada para enchentes começa pelo Simões Lopes

Iniciativa da Prefeitura promoverá diversas atividades relacionadas ao cuidado à saúde no atual momento de calamidade pública. Primeira edição é sexta-feira (31). (Foto: Michel Corvello)

Nesta sexta-feira (31), o Município realizará o projeto UBS na Rua – Edição de apoio a Enchentes, na Escola Municipal Doutor Balbino Mascarenhas, à rua Jornalista Cândido de Melo, 415, Simões Lopes, bairro Fragata. A iniciativa ocorre entre as 9h e as 15h. Na programação, várias atividades serão desenvolvidas, a fim de intensificar os cuidados com a saúde, principalmente devido à crise climática vivenciada por Pelotas e pelo Estado.

Os profissionais das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SAS) e equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Simões Lopes realizarão rodas de conversa sobre assuntos relacionados às enchentes, como cuidados com a saúde mental e saúde integral da criança e gestante em situação de calamidade pública.
As equipes também orientarão os participantes acerca da higienização adequada das mãos, boca e alimentos, além da limpeza das residências de forma cuidadosa, visando evitar o contágio com doenças derivadas das águas das inundações. A população poderá receber avaliação referente a doenças ou agravos relacionados às enchentes.

Também serão oferecidas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), atividades com equipes do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e vacinação contra Covid-19, gripe (Influenza) e difteria e tétano (dT). Os participantes receberão, ainda, orientações sobre os benefícios governamentais que atingidos pelas cheias podem receber.

As próximas edições do UBS na Rua – Edição de apoio a Enchentes estão marcadas para os dias 7 e 14 de junho no Navegantes e Balsa respectivamente.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome