Pelotas trabalha na imunização de idosos institucionalizados

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a seis anos e gestantes estão nos grupos prioritários. (Foto: Michel Corvello)

A Prefeitura de Pelotas realizou, desde agosto de 2023, a vacinação de 579 moradores de 25 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com a vacina Pneumo 23, que protege contra infecções graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia e meningite. Além disso, foi introduzido o reforço da bivalente contra a Covid-19, uma recomendação do Ministério da Saúde lançada neste mês. Foram aplicadas 202 doses do imunizante até o momento.

Na última segunda-feira (22), equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicaram doses dos dois imunizantes nos idosos institucionalizados no Asilo de Mendigos. A ação começou pela ala feminina e seguirá na ala masculina nesta quarta-feira (24).

A diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, enfatizou a importância do cuidado criterioso aos idosos institucionalizados, considerados um grupo prioritário. “Manter esse calendário de vacinação contra as doenças imunopreveníveis em dia é fundamental”, avaliou.

Enfermeira do Núcleo de Imunização da SMS, Rita de Cássia Carvalho explicou que o reforço da vacina bivalente protege contra o vírus Covid-19 e a variante Ômicron

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome