Pelotas: Prefeitura prepara ações para o Dia de Combate à Tuberculose

Dia 27, equipes da Secretaria de Saúde aplicarão testes em pessoas em situação de rua no Centro Pop. No dia 29, no Largo do Mercado, haverá a distribuição de folders explicativos sobre a doença para a população. (Foto: Michel Corvello)

Na próxima semana, a Prefeitura de Pelotas, em comemoração ao Dia Gaúcho de Conscientização e de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose, celebrado em 22 de setembro, promoverá atividades de combate à doença. No dia 27, das 9 às 11h, equipes da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) e de Equidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão no Centro Pop, localizado à rua Três de Maio, 1.070, recolhendo amostras de escarro das pessoas em situação de rua que estejam com sintomas respiratórios, como tosse persistente. Já na quinta-feira (29), as equipes de saúde estarão no Largo do Mercado Central, entre 9 e 12h, com distribuição de material informativo e orientações sobre prevenção e tratamento contra a tuberculose.

Saiba quais são os sintomas da tuberculose
Segundo a SMS, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Há outros sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Conheça o Programa Municipal de Controle da Tuberculose
O Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT) é direcionado ao atendimento de pessoas diagnosticadas com tuberculose, encaminhadas pelos serviços de saúde do Município como as UBSs, Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, hospitais e clínicas. A equipe realiza uma avaliação e inscreve o paciente no Programa para receber orientações e as medicações para o tratamento.

O PMCT atende a população no Centro de Especialidades, localizado à rua Voluntários da Pátria, 1436. O telefone para contato é o (53) 3222 – 5963, com atendimento das 8h às 11h.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome