Pelotas: Mais de 9 mil doses já foram aplicadas no Trailer da Vacina

Entre terça (25) e sexta-feira (28), a estrutura móvel passará pelos bairros Fragata, Centro e Três Vendas. Nesta segunda (24), o Trailer esteve na região do Umuharama. (Foto: Rodrigo Chagas)

O Trailer da Vacina, iniciativa da Prefeitura que busca ampliar a imunização e facilitar o acesso da população ao serviço em Pelotas, já aplicou 9.353 imunizantes na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse quantitativo é referente ao período entre os dias 15 de dezembro de 2021 – data em que ocorreu a primeira ação -, até a última sexta-feira (21).

Segundo o levantamento, foram aplicadas 5.865 vacinas contra o coronavírus, sendo 5.281 da Pfizer, 325 da CoronaVac e 259 da AstraZeneca. Já em relação à Influenza, o número de aplicações chega a 2.299 doses. Foram aplicados, ainda, 809 imunizantes que protegem contra a dT (Difteria e Tétano), além de 294 contra Hepatite B e 86 vacinas da Tríplice Viral.

Nesta segunda-feira (24), a unidade móvel esteve na rua Victor Perez esquina Ferreira Viana, no bairro Umuharama. Uma das pessoas que se dirigiu até o local foi a Keli Nunes, que estava acompanhada do marido, Vinícius. Ela recebeu a vacina contra a gripe e elogiou a ação do Município. “É muito importante, porque percorre a cidade e chega até as pessoas, evitando o deslocamento e aglomeração”, pontuou.

A dona Ana Moreira, mãe de Keli, também foi em busca da proteção contra a Influenza. Ela é moradora da avenida Ferreira Viana, e contou que em cerca de dez minutos a família já estava imunizada.

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, o Trailer da Vacina vai passar pelo bairro Fragata, além do Parque Dom Antônio Zattera, o Jardim do Prado e, também, o Mercado Central. O ponto itinerante funciona em ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Transporte e Trânsito, das 9h às 17h, com pausa de meia hora ao meio-dia.

Para receber as vacinas, é preciso apresentar um documento de identidade e a Carteira de Vacinação para que os profissionais de saúde possam ver a necessidade vacinal. No caso de pessoas que irão em busca de alguma das doses contra o coronavírus, é preciso se atentar às documentações exigidas em cada caso (confira abaixo).

Confira a programação completa do Trailer

 – Terça-feira (25) – av. Duque de Caxias esquina Cidade de Lisboa – Fragata

– Quarta-feira (26) – Parque Dom Antônio Zattera (rua Dr. Amarante) ao lado da EMEI Ruth Blank – Centro

– Quinta-feira (27) – rua Sete, próximo ao nº 189 – Jardim do Prado

– Sexta-feira (28) – Largo do Mercado Central – Centro

Fique atento à documentação necessária para as vacinas contra a Covid-19

Para 1ª e 2ª dose

Pessoas com 12 anos ou mais:

– Comprovante de residência;

– Documento de identidade;

– Cartão SUS ou CPF; e

– Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda).

Para 3ª dose 

Pessoas com 18 anos ou mais:

– Documento de identidade; e

– Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação.

Para 4ª dose de imunossuprimidos

– Documento de identidade;

– Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses; e

– Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais para não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome