Pelotas: Força Nacional do SUS faz 72 atendimentos em dois dias na Z3

Equipe permanece até sábado (8) na Colônia de Pescadores para atender as demandas dos moradores que estão com acesso dificultado à cidade. (Foto: Janine Tomberg)

Com apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou seu trabalho na Colônia de Pescadores Z3 com um total de 72 atendimentos em dois dias. A equipe federal, composta por dois médicos e quatro enfermeiros, estará na Z3 até sábado (8) para atender as demandas dos moradores que estão com acesso dificultado à cidade devido aos estragos causados pela crise climática de maio.

Conforme dados da Força Nacional, dos 46 atendimentos no primeiro dia, a maior demanda foi para síndromes gripais, enquanto no segundo dia os 26 atendimentos foram centralizados em síndromes gripais e suspeitas de dengue. A Força Nacional do SUS está ativa na Colônia Z3 desde sexta-feira (31).

A diretora da Atenção Primária da SMS, Greice Matos, explicou o suporte da Secretaria no trabalho com a Força Nacional. “A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Z3 está trabalhando de forma articulada com a equipe federal, com a ocorrência diária de reuniões para organizar o processo de trabalho do dia em questão. Nossa equipe permanece lá, com o principal atendimento voltado aos pacientes crônicos do território”. No momento, a Força Nacional atende todas as demandas espontâneas da UBS na Colônia de Pescadores, e a SMS informa que a médica da Unidade irá retomar os planejamentos de pré-natal, diabetes e hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Na próxima semana, a Prefeitura fará uma nova solicitação de equipe ao Ministério da Saúde para substituir a atual formação com o fim do prazo de atendimento. Caso uma nova equipe não seja enviada ao município, os atendimentos da UBS na Z3 retornam ao seu expediente normal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome