Todas pessoas que receberam o imunizante da Janssen, contra o coronavírus, até o dia 13 de julho, já podem procurar o Laboratório Municipal e o Shopping Pelotas, de segunda a sexta-feira, ou a Escola Estadual Coronel Pedro Osório, aos sábados, para tomar a dose de reforço. A medida é válida a partir desta quinta-feira (16), e foi possível devido à chegada de nova remessa de vacinas enviada pelo Estado.
A população pelotense que recebeu essa vacina, conforme orientação do Ministério da Saúde, deve tomar o reforço do mesmo imunizante, obedecendo o intervalo mínimo de dois a seis meses após a primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que gestantes e puérperas vacinadas com a Janssen devem completar o esquema com o imunizante da Pfizer no mesmo intervalo.
Para receber a segunda dose, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, e a Carteira de Vacinação para comprovar que recebeu a primeira e há o intervalo de prazo estabelecido. Além disso, é importante lembrar é necessário receber o reforço para garantir maior proteção ao coronavírus.
Confira a programação completa
– De segunda a sexta-feira
* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h
* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17 às 21h
– Aos sábados
* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10 às 15h
Documentos obrigatórios
– Documento de identidade
– CPF ou Cartão SUS
– Carteira de Vacinação para comprovar a data da primeira dose
Saiba os endereços dos três pontos de vacinação
Escola Coronel Pedro Osório – rua General Osório, 818 – Centro
Laboratório Municipal – rua Lobo da Costa, 1.774 – Centro
Shopping Pelotas – avenida Ferreira Viana, 1.526 – Areal
Todos que optarem por realizar a imunização no Shopping Pelotas estarão isentos do pagamento da taxa de estacionamento do local. A gratuidade será concedida a quem apresentar a Carteira de Vacinação. Além disso, quem comparecer para a vacina e adquirir um ingresso para o cinema, para a data, ganhará outro sem custo algum.
Informações da SMS
A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.