Pelotas: Combate ao mosquito Aedes precisa de colaboração da população

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta época do ano, há tendência de aumento de focos de mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus – doenças graves que podem levar à morte. Em Pelotas, nesta semana, foco com larvas e pupas foi identificado no bairro Simões Lopes, pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Para conter o avanço, o Departamento pede a colaboração da população, principalmente nos próximos dias, com feriado prolongado.

“É importante que as pessoas limpem suas residências, eliminando qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito. Estão previstos chuva e calor – condições favoráveis à busca da fêmea do Aedes por água parada para postura de ovos”, alerta a chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, Isabel Madrid.

A Vigilância já está realizando a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) na localidade onde foi encontrado o foco de Aedes em Pelotas. O trabalho prosseguirá na próxima semana.

Dicas para a população colaborar

– Colocar água sanitária nos ralos e banheiros em desuso nas residências.

– Eliminar qualquer depósito de água parada, seja uma simples tampinha, seja recipiente ou objeto de maior porte, como baldes, brinquedos, pratos de vasos de plantas e outros.

– Acondicionar garrafas com o gargalo virado para baixo.

– Cobrir pneus e caixas de água.

– Lavar com água sanitária, pelo menos uma vez por semana, bebedouros de animais domésticos, inclusive de pássaros.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome