Imunização contra gripe atinge 14,1% do público-alvo em Pelotas

Foto: Divulgação/SES
A Prefeitura de Pelotas divulgou na sexta-feira (4) a atualização dos números da vacinação contra a gripe em Pelotas, que aplicou, até a data, 22.039 doses aos grupos prioritários da primeira e da segunda fase da campanha de 2021, o que representa 14,1% do público-alvo estimado em 156.315 pessoas. Na próxima segunda-feira (9), a 23º Campanha Nacional Contra a Influenza entra na terceira fase, incluindo ao público prioritário pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, caminhoneiros, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do sistema prisional entre outros.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado da Silva, informou que a procura pela imunização contra a gripe ainda está abaixo do esperado. “É importante que o público contemplado compareça nas UBSs para receber sua imunização porque a vacina da Influenza (gripe) ajuda a evitar outras doenças respiratórias e, assim, reduz a necessidade de hospitalização neste momento de pandemia”, destaca Aline.
Quem pode tomar a vacina da gripe na rede pública de saúde
Os grupos prioritários da primeira e segunda fase da campanha incluem: crianças entre seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, professores e idosos (acima dos 60 anos).
As pessoas que fizeram a vacina contra a covid-19 devem aguardar o intervalo de 14 dias para a aplicação da vacina da gripe, a fim de garantir melhor imunização.
Conheça os locais de vacinação
A imunização contra a gripe pode ser feita no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria,1.420 e nas UBSs do município, com exceção das UBSs Jardim de Allah, CSU Areal e Balsa, que funcionam somente pela manhã. A vacina deste ano é a do tipo trivalente, que protege contra três cepas de Influenza: H1N1; H3N2 e B (victoria).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome