A fim de dar mais um passo em seu plano de expansão em todo território nacional, a healthtech Laura, startup que utiliza a inteligência artificial para a gestão e coordenação do cuidado dos pacientes dentro e fora dos hospitais, anuncia chegada à Unimed Pelotas, no Rio grande do Sul, e passa a fornecer a tecnologia da Laura Care para o público gaúcho.
Com a novidade, os beneficiários poderão realizar atendimentos remotamente, via WhatsApp ou pela própria plataforma da operadora, recebendo direcionamentos da assistente virtual da startup. Durante o teleatendimento, os pacientes irão passar por uma pré-anamnese para relatar seus sintomas e, entendendo a gravidade, a inteligência artificial poderá realizar o acompanhamento diretamente ou encaminhar para um profissional da saúde via teleatendimento ou para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.
“Estamos muito contentes em poder firmar essa parceria com a Unimed Pelotas e passar a disponibilizar a tecnologia da Laura Care para médicos e beneficiários. Com um público cada vez mais conectado e imerso no ambiente digital, oferecer uma forma de tornar um atendimento mais preditivo e, ainda assim, humanizado por meio da Inteligência Artificial, é de suma importância para acompanhar este novo momento do público e estar mais próximo dos pacientes. Além disso, a convergência entre o mundo digital e o físico também tem permitido que o acesso à saúde seja cada vez mais democrático, auxiliando a romper as barreiras físicas e a trazer mais comodidade e atendimentos ágeis, assertivos e com um melhor custo-benefício para os pacientes”, comenta Hugo Morales, diretor médico e cofundador da startup.
“Ter o apoio de Tecnologia em Saúde como a da Robô Laura é um avanço para pacientes e profissionais. Contar com uma tecnologia avançada proporciona às equipes responsáveis um monitoramento em saúde com mais agilidade, além de gerar economia de recursos e otimizar processos”, relata Rejane Ortiz Radunz. Coordenadora de Provimento de Saúde da Unimed Pelotas/RS.
Com o setor da saúde se digitalizando mais rapidamente e com o público cada vez mais preocupado com qualidade de vida, a chegada da Laura em Pelotas auxiliará no desafogamento dos sistemas de saúde e proporcionará um atendimento mais preditivo, rápido e seguro dos pacientes, se tornando um verdadeiro braço direito dos médicos para tomadas de decisão. Presente em mais de 45 instituições de saúde, a Healthtech já realizou mais de 11 milhões de atendimentos e ajudou a reduzir o tempo de internação e de mortalidade hospitalar em 10% e 25%, respectivamente.
“É importante ressaltar que a tecnologia não vem para substituir os médicos e enfermeiros, nem para acabar de vez com as idas presenciais aos hospitais ou consultórios, mas, sim, para tornar o atendimento mais direcionado e dinâmico, compreendendo as necessidades do paciente e tornando as trocas mais ricas e assertivas”, finaliza Morales.
Sobre a Laura:
Eleita em 2020 como uma das 100 Startups to Watch, ranking que reconhece as jovens empresas mais promissoras do Brasil, a startup Laura oferece soluções de inteligência artificial com o objetivo de democratizar a saúde por meio da tecnologia e gerar impacto social positivo em escala, acompanhando toda jornada do paciente. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial. Ativa desde 2016, a tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.