A Prefeitura de Pelotas informou, na terça-feira (16), um episódio de surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) onde residiam 73 idosos. Desde o início do mês, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiga o surgimento de casos no Lar Quinta Urbana que, na última semana, registrou oito óbitos.
Em nota, o Executivo confirmou na quarta-feira (17) que mais dois óbitos foram registrados, chegando ao total de dez mortes.
Os idosos do ILPI chegaram a ser vacinados contra a Covid-19 no dia 27 de janeiro, e no dia 1º de fevereiro a Secretaria recebeu a declaração de um óbito suspeito de coronavírus. Dois dias depois, veio a confirmação do caso. Segundo o Executivo Municipal, a partir desse momento a SMS passou a acompanhar a instituição, vindo a detectar funcionários positivados para a doença que não haviam sido informados para a Vigilância Epidemiológica.
No dia 11 de fevereiro, a Vigilância Sanitária esteve no local e, de acordo com a mesma, encontrou diversas irregularidades que contrapõem o Plano de Contingência de ILPIs, como o uso de copos de vidro em bebedouro, a utilização de toalhas de tecidos nos banheiros, entre outras ocorrências. Dessa forma, no dia 12, foi realizada uma intervenção no local.
Foram realizados exames de PCR e testes rápidos para detecção de Covid-19 em 62 idosos, desses, 40 testaram positivo. Ainda, durante a testagem, dois idosos foram transferidos para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No sábado (13), a SMS precisou remover 26 pacientes para leitos do Centro Covid e de hospitais da cidade, e mais seis na segunda-feira (15).
O proprietário do Lar Quinta Urbana, que prefere não ser identificado, explicou que desde o inicio da pandemia a administração vinha tomando todas as medidas necessárias para impedir a entrada e propagação do vírus no local. Ele relata, “estamos muito sentidos com todo ocorrido, triste com os óbitos, os idosos faziam parte dessa grande família, a gente se apega a todos”.
Segundo o mesmo, a administração está dando todo apoio aos familiares e idosos e afirma que serão reforçadas as medidas de prevenção, tanto entre os funcionários, quanto entre os moradores do lar.
Imunização da vacina só ocorre após duas semanas
Os idosos do Lar Quinta Urbana receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan no dia 27 de janeiro e, dois dias depois começaram a surgir os primeiros casos. A questão é que os idosos ainda não estavam imunizados já que a eficácia da imunização pela vacina só ocorre em torno de duas semanas após a segunda dose.
Medidas tomadas
A SMS requisitou ao proprietário do ILPI, por meio de um termo de notificação, que afastasse imediatamente os funcionários com sintomas gripais, que garantisse o atendimento aos idosos negativados com os testes rápidos para a doença e que promovessem a sanitização urgente da casa, além de regularizar imediatamente os apontamentos identificados pela vistoria da vigilância. O Ministério Público já foi notificado sobre a ocorrência.
A confirmação do surto também movimentou o Legislativo de Pelotas. Os presidentes das comissões de Saúde e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, Marcos Ferreira, Marcola (PTB) e César Brizolara, Cesinha (PSB) anunciaram a criação de uma comissão especial mista para fiscalizar os lares de idosos públicos e privados estabelecidos na cidade. O objetivo é dar início às visitas, seguindo um cronograma montado pelos membros da comissão. Agora a proposta deve ser analisada e votada com indicação de urgência.
Casos de Covid-19 na Zona Sul:
Amaral Ferrador – 192 casos – 2 mortes
Arroio do Padre – 95 casos – 1 morte
*Arroio Grande – 842 casos – 11 mortes
Candiota – 403 casos – 3 mortes
Canguçu – 1568 casos – 23 mortes
Capão do Leão – 1488 casos – 30 mortes
Cerrito – 228 casos – 1 morte
Chuí – 233 casos – 0 morte
Herval – 253 casos – 3 mortes
Jaguarão – 723 casos – 7 mortes
Morro Redondo – 195 casos – 5 mortes
Pedras Altas – 24 casos – 0 morte
Pedro Osório – 287 casos – 9 mortes
*Pelotas – 20882 casos – 363 mortes
Pinheiro Machado – 364 casos – 7 mortes
Piratini – 229 casos – 6 mortes
Rio Grande – 10775 casos – 240 mortes
Santa Vitória do Palmar – 1514 casos – 17 mortes
Santana da Boa Vista – 78 casos – 4 mortes
São José do Norte – 1427 casos – 21 mortes
São Lourenço do Sul – 1563 casos – 33 mortes
Turuçu – 126 casos – 3 mortes
Dados divulgados na quinta-feira (18) pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul)
*Números atualizados pelas Secretarias de Saúde




