Para tentar enfrentar a escassez de doações e, ao mesmo tempo, homenagear quem não deixa de fazer a sua parte e doa regularmente, o Hemocentro de Pelotas (HemoPel) organizou uma grande recepção aos doadores nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. Foram várias atividades artísticas e um lanche caprichado, sempre respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.
Pela manhã, teve apresentação da Banda da Brigada Militar e do Grupo Tholl. À tarde, a vez da voz e do violão de Gabriel Oliveira, de Flávio da Arteria Espaço Arte e dos dançarinos nativistas da Arteria.
A coordenadora do HemoPel, Gisele Pinto, disse que houve uma procura maior do a registrada nos últimos dias. No entanto, não foram todas no mesmo horário, o que deu segurança aos servidores e doadores. Até as 14h desta quinta-feira, foram 84 cadastros de doadores, enquanto a média diária nos outros dias ficava entre 30 e 50.
A ação contou com o apoio dos Biscoitos Zezé, Treichel, Biri, Doceria Monalu, Casa de Festas, Papelaria Delta, Rádio 10 e Manuana Decorações.
Estoque em estado crítico
Embora seja um problema histórico, com a pandemia a dificuldade de manter um estoque seguro de sangue foi agravada, especialmente dos que são fator RH negativo. O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de 23 municípios das regiões Sul e Campanha.
Estímulo aos servidores municipais
A prefeita Paula Mascarenhas assinou, há um mês, o decreto que institui o Programa de Incentivo à Doação de Sangue entre os servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo, denominado “Sou Servidor, Sou Doador”.
Entre os dias 10 e 20 de dezembro, haverá uma semana especial de captação de doadores, com a entrega de bottons com logotipo do programa e lanche especial para quem doar. O método define que o servidor, com folga no dia da doação, terá direito a mais uma quando doar em ações especiais promovidas pelo Município, em momentos que os estoques estiverem em estado crítico.
Nos próximos dias, será disponibilizado um e-mail para o servidor manifestar seu interesse em doar.
Como o Programa funcionará?
Será criada uma plataforma para os interessados cadastrarem-se. Quando o estoque de sangue estiver em estado crítico, o servidor que se enquadrar no tipo sanguíneo e fator rh necessários será comunicado e poderá doar no prazo estipulado. Com isso, terá direito a mais um dia de folga a ser usufruída em até seis meses.
Protocolos de segurança contra o coronavírus
Para oferecer segurança aos usuários, neste momento de pandemia, a equipe está comprometida com os protocolos sanitários. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo de permanência no local. Ainda assim, o número de doadores diminuiu, mas a demanda não. A queda de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes. Qualquer pessoa pode precisar de sangue.
Quem pode doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com com suspeitos ou confirmados para Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado recuperado. Depois das vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e a CoronaVac, é possível doar sangue depois de dois dias. Para as demais marcas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Deve evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.
E quem não tem como chegar ao Hemocentro?
O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para turmas de 11 pessoas.
Atendimento a grupos
Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone ou WhatsApp, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.
Onde fica o HemoPel?
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O atendimento para doações é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30min. O telefone para informações e agendamentos é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.