A Prefeitura de Pelotas doou, até esta sexta-feira (6), somados os últimos quatro anos, 155 equinos, entre cavalos e éguas, para interessados que possuem local apropriado para o bem-estar do animal. O procedimento para doação é realizado pela Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). No momento, há dez equinos à disposição de novos tutores e não é exigido que sejam produtores rurais.
Há regras para que o interessado receba um equino. Primeiro, deve escolher o animal na Hospedaria, localizada na BR-392, km 71, Fragata, nas proximidades do Centro de Eventos Fenadoce. Profissional da Hospedaria fará a coleta de sangue do exemplar escolhido, para exame de anemia infecciosa equina. O material é entregue ao futuro tutor, para que providencie o exame em laboratório de sua preferência.
Para dar sequência à adoção, o interessado deve ir à Inspetoria Veterinária, à rua Barão de Santa Tecla, 469, com o Termo de Transferência de Guarda, concedido pela Hospedaria, e o resultado do exame de sangue negativo para anemia infecciosa equina, para se cadastrar – processo feito na hora – para obter a Guia de Trânsito Animal (GTA). Se já tiver cadastro, basta incluir o novo animal entre os seus. Com a GTA em mãos, é só voltar à Hospedaria para receber o animal.
Atividades da Hospedaria de 2021 a 2024
Nos últimos quatro anos, a Hospedaria de Grandes Animais resgatou 898 equinos soltos em vias públicas. Houve a devolução de 632 aos proprietários que foram procurá-los no prazo de 30 dias após a apreensão. Outros 155 foram doados.
“O serviço de recolhimento de animais em vias públicas é uma demanda frequente e essencial. Apesar dos desafios, avançamos significativamente, inclusive empreendendo melhorias importantes na Hospedaria. Construímos um galpão para garantir abrigo adequado aos animais em dias de sol ou chuva e para mantê-los presos à noite. Reformamos parte do prédio administrativo, para melhor controle das atividades de rotina do local”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.
O secretário ainda acrescenta que o Município desenvolveu um site, pronto para ser lançado em janeiro de 2025, que permitirá à população solicitar o serviço de recolhimento de equinos soltos em via pública de forma prática e acessível.
Fiscalização
Profissionais da Hospedaria visitam, periodicamente, os locais para onde foram levados os equinos doados. O objetivo é fiscalizar se estão bem-tratados, em condições adequadas e com alimentação saudável. Não é permitido o uso dos cavalos doados para atividades de tração. Há poucos dias, foram visitadas duas propriedades – uma na Cascata e outra na Micaela. Os dois animais examinados estavam em bom estado. Na próxima semana, a agenda será desenvolvida na colônia Py Crespo.
Olá gosto muito de cavalo treio paixau por eles um animal muito lindo e tenho um sonhor de ter um cavalo moro na cidade de sao jose dos campos branho pousada do vale rua arrudo numero 344