Pelotas: ANC completa 100 anos em clima de renovação

Ocasião marcou a apresentação da restauração do prédio. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

A noite de segunda-feira (29) foi de celebração para associados e convidados da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), com sede em Pelotas. Marcada pelo encontro do antigo com a renovação, a data assinalou uma nova fase para a entidade centenária, que completou seus 100 anos de atividades em 15 de novembro. Além de apresentar o seu prédio totalmente restaurado, mas com a preservação de elementos históricos, deu posse ao novo presidente, o criador Joaquin Villegas, que substituiu Ignacio Tellechea, e irá definir os rumos da entidade pelos próximos três anos (2022/2024).

E a centenária associação acompanhou o bom desempenho da pecuária dos últimos três anos. Segundo balanço apresentado pela antiga diretoria, o número de animais nascidos cresceu 23,9% e passou de 47.235 em 2018 para 58.540 em 2020. Com isso, o número de exemplares avaliados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) obteve avanço de 25,5% e passou de 16.307 para 20.477 no mesmo período. O número de associados também cresceu nos últimos dois anos e, mesmo durante a pandemia, registrou incremento de 12% no quadro social.

Tellechea transmitiu o cargo ao novo presidente, com o sentimento de dever cumprido e ressaltou a tendência de que esses números continuem se expandindo nos próximos anos, principalmente como resultado do investimento da associação em tecnologia. Villegas assume a entidade num momento de alta para a pecuária. Na posse, ele destacou a força deste segmento e o bom momento das exportações de cortes bovinos. “Nunca imaginei assumir uma entidade com o porte da ANC. É um desafio e uma responsabilidade”, afirmou.

A eleição ocorreu durante assembleia realizada à tarde, e a posse e apresentação da diretoria à noite, durante a reinauguração da sede da entidade, que contou com a participação de inúmeros convidados, entre eles, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

“Muito foi feito e o cenário está pronto para se fazer ainda mais. Acredito que trabalho consistente se constrói com diálogo e esse será o tom da nossa gestão”, disse o novo presidente. Segundo Villegas, entre os pilares que guiarão sua gestão entre 2022 e 2024, está a qualificação de processos e equipes, expansão da comunicação e o aperfeiçoamento constante do sistema Origen, que integra os dados de registro e melhoramento genético dos rebanhos.

No evento, que reuniu criadores de diferentes raças, a prefeita de Pelotas lembrou a trajetória de seu pai, o criador Fernando Octávio da França Mascarenhas, que presidiu a ANC entre 1974 e 1977.

Quem é o novo presidente
Joaquin Villegas é empresário e proprietário da Estância Namuncurá, em Itacurubi (RS), onde dedica-se à raça Charolês há 28 anos. Nascido em Montevidéu, no Uruguai, reside em Porto Alegre há 32 anos. Presidiu a Associação Brasileira de Criadores de Charolês por dois mandatos consecutivos de 2010 a 2014, com a criação do Programa de Carne Certificada Charolês. Também atuou como diretor da Febrac.

Selecionador e usuário do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), é incentivador do avanço dos rebanhos registrados. Entre suas metas está a inclusão de novas raças para registro, a diminuição de custos de serviços para os associados, além da continuação dos processos de consolidação e qualificação de inspetores técnicos e avaliadores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome