Pelotas: 13ª Feira Municipal da Uva reúne 56 produtores

A Feira, aberta oficialmente nesta segunda-feira (31), terá bancas espalhadas pela cidade e funcionará até o dia 12 de fevereiro, de segunda a sexta das 9h às 17h. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A 13ª Feira Municipal da Uva foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (30), no Largo do Mercado Central, onde foram instaladas seis bancas que irão comercializar frutas in natura, além de suco, vinho e derivados até o dia 12 de fevereiro.

Na ocasião, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou a importância de valorizar a produção de uva local, que apesar das dificuldades causadas pela seca, experimenta mais um ano de bons resultados.

“A gente tem trabalhado muito ao longo dos nossos mandatos para que o meio rural e o meio urbano se aproximem, se encontrem, não só pela questão da expansão dos mercados, mas muito para que a população entenda o que está por trás do trabalho, o que está por trás dessa fruta maravilhosa, que precisa de muito trabalho, um trabalho dedicado. E esta valorização do nosso homem e da nossa mulher da colônia é um dos nossos focos porque eles merecem, pois colocam alimento na mesa das famílias brasileiras e merecem todo o nosso respeito e a nossa colaboração”, destacou a chefe do Executivo.

Bancas estão dispostas em diferentes pontos do município. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB), para facilitar o acesso da população, a fruta e seus derivados estão disponíveis em diversos pontos da cidade. Ao todo 56 produtores irão comercializar sua produção com preços que vão de R$ 8 o quilo a R$ 15, por dois quilos.

“É um dia de alegria para todos nós, não somente os produtores desta fruta que representa muito para Pelotas tanto em termos de economia, como da nossa cultura agrícola”, disse.

Colheita começa oficialmente no dia 11
O evento de abertura da colheita da uva acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 13h30 na propriedade do produtor Dirceu Nunes Kurz, no 8º distrito, na Colônia Santa Helena. A entrada e o estacionamento no local da festividade, na zona rural, serão gratuitos. A expectativa de produção no município, nesta safra, é de 540 toneladas.

Além da fruta in natura, bancas também oferecem derivados. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A produtora Estela Ribes aproveitou o lançamento da feira para, em nome dos demais produtores, agradecer o apoio recebido pelos órgãos e destacar a qualidade desta safra. “Esse momento é muito importante para nós. Todo mundo pode conhecer, a gente tem a oportunidade de falar direto com o cliente e receber o retorno sobre a qualidade do nosso produto, que é superior ou igual ao produzido na Serra”, afirmou.

Também estiveram presentes no ato a chefe de Gabinete da Prefeita, Kelli Baum, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor operacional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Wilson Karnopp, o representante da Universidade Federal de Pelotas, Gilberto Vargas, o chefe do escritório municipal da Emater, Francisco Arruda e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e representante do Sicredi Interessados, Nilson Loeck.

Onde encontrar as bancas da feira da uva de Pelotas:
Segunda a sábado: Largo do Mercado Público
Segunda-feira: Em frente ao condomínio Terra Nova
Terça-feira: Avenida Dom Joaquim
Quarta-feira: Avenida Fernando Osório
Quinta-feira: Avenida Salgado Filho
Sexta-feira: Avenida Dom Joaquim
Sábado: Praias do Laranjal e Avenida Salgado Filho
Domingo: Praias do Laranjal

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome