Ovinocultura tem intensa programação

Animais despertam a atenção de todos os públicos, principalmente das crianças. (Foto: Arquivo/QZ7 Filmes)

A Casa da Ovelha de Pelotas preparou uma intensa programação voltada ao setor da ovinocultura durante a 98ª Expofeira Pelotas. As atividades iniciam na segunda-feira (7), com o 23º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, um dos tradicionais eventos que abrem a Conferência Rural 2024. O evento ocorre das 8h às 17h, na Casa da Amizade e tem inscrições gratuitas.

Entre os temas que estarão em debate está “Eficiência produtiva e rentabilidade na criação de ovinos”, conduzido pelo médico veterinário Daniel Barros, a partir das 8h30. Outro tema que será abordado ainda pela manhã é a “Utilização de farelo de arroz integral na alimentação de cordeiros em terminação, características da carne e do leite”, a partir das 10h15, pela médica veterinária Gladis Ferreira Corrêa.

Após o intervalo de almoço, as palestras voltam às 13h30, com “Atualizações no controle do ciclo estral em ovinos”, com o médico veterinário Gabriel Maggi. “Alimentação e nutrição de ovinos” será o tema abordado pelo zootecnista Rafael Sanches Venturini, a partir das 15h15. O encerramento está previsto para as 16h45.

A expectativa sobre a participação de animais na exposição é bastante otimista. (Foto: Arquivo/QZ7 Filmes)

De acordo com a presidente da Casa da Ovelha, Gilliany Nessy Mota, antes do final do prazo, estavam inscritos 20 animais de 10 produtores. A entrada dos animais ocorre na quinta-feira (10) até meio-dia. Às 14h, haverá coleta de lã para micronagem.

O julgamento de admissão será na sexta (11), a partir das 14h, pelo técnico da Arco, Sérgio Muñoz. O julgamento de classificação ocorre no sábado (12), a partir das 9h, na pista de ovinos, a cargo do jurado Colbert Saretta. Das 9h às 17h, também acontece a Mostra da Ovinocultura Familiar, no galpão de ovinos Dr. Mário Burck dos Santos. O evento terá, pela primeira vez, a participação de ovelhas leiteiras, da La Beca Queijaria, de propriedade da médica veterinária Camila Pizoni.

Outra atração do sábado é a 2ª Mostra de Artesanato em Lã, das 10h às 17h, com a participação de artesãs de 13 municípios gaúchos, diversas técnicas e apresentação de peças únicas, durante desfile, às 16h, no galpão de ovinos. A realização é da Casa da Ovelha e Emater/RS-Ascar.

No domingo (13), das 7h ao meio-dia, ocorre o Concurso de Assado Ovino, na pista de ovinos. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (8) a R$ 250,00 por equipe. Cada uma delas deve ser composta por até três pessoas, que serão obrigadas a seguir um regulamento. A apresentação aos jurados ocorre às 12h30 e a premiação será entregue às 13h.

Ainda no domingo, às 13h30, haverá demonstração de esquila Tally-Hi e acondicionamento da lã, no galpão de ovinos, encerrando a participação dos animais no evento.

Atividades iniciam com o 23º Simpósio do setor na Região Sul,
um dos tradicionais eventos que abrem
a Conferência Rural 2024. (Foto: Arquivo/QZ7 Filmes)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome