Fórum do Campo à Mesa na Fronteira Sul será realizado nesta quinta-feira (11) em Pelotas

O evento acontece na Embrapa Clima Temperado e é gratuito (Foto: Paulo Lanzetta/Arquivo)

A produção rural é um dos pilares da economia brasileira. E para que haja a evolução da agricultura familiar, o produtor rural deve ter a oportunidade de expandir sua produtividade. O Fórum Campo à Mesa na Fronteira Sul vai proporcionar no dia 11 de julho uma alternativa ao agricultor que busca expansão, focando no turismo rural. O evento acontece na Embrapa Clima Temperado (Pelotas) e é gratuito. O evento é uma parceria entre Embrapa Clima Temperado e Sebrae/RS Regional Sul, com apoio da Universidade Federal de Pelotas e Bonsai Consultoria.

Os dois principais objetivos desse evento são trazer um novo olhar para o campo ao intensificar o tema do turismo rural e incentivar a criação de políticas públicas que auxiliem o produtor que pretende empreender. “É necessário desmitificar que o campo é somente um produtor de alimentos e mostrar que este pode ser um grande provedor de outros serviços”, salienta o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

O evento é inédito ao proporcionar uma interação direta entre agricultores e empresários do ramo da gastronomia, agências de turismo e outros setores. “O Fórum irá avaliar a tendência pelo consumo de produtos cada vez mais naturais, produzidos o mais próximo possível dos consumidores; trazendo também um olhar para a relação do produtor com a atividade turística dentro da propriedade rural, o que proporciona ao homem urbano o contato com a natureza e com a produção no meio rural”, salienta o gerente regional Sul do Sebrae/RS, Ciro Vives.

Pillon diz enxergar uma grande oportunidade de embarcar conteúdos, conhecimentos e soluções tecnológicas da Embrapa numa pauta inovadora. “Para produzir alimento o agricultor demanda tecnologias que podem ser produzidas por instituições de tecnologia, ciência e inovação, como é o caso da Embrapa. E o que está se tentando trabalhar é a conexão da produção de alimentos, junto com o saber local dos produtores, uma nova forma de enxergar esse campo, numa perspectiva de incentivar a sucessão rural”, destaca Pillon.

O Fórum é uma iniciativa do programa Líder do Sebrae, que visa estimular o empreendedorismo na região, a partir de iniciativas que articulem as diferentes cadeias e setores, e do qual faz parte a Embrapa.

Programação
Na parte da manhã acontece a sessão de negócios. O objetivo é aproximar quem produz os alimentos ou serviços e quem pode consumi-los, que são os empreendedores da região, setor hoteleiro, profissionais da gastronomia, para que novas parcerias sejam estabelecidas.

Na parte da tarde a programação continua com painéis e palestras sobre assuntos relevantes para o tema e para a criação de políticas públicas que incentivem o turismo rural. Também serão apresentados cases de sucesso. “É importante apresentar cases que dão certo para que os produtores se sintam motivados a empreender em suas propriedades”, acrescenta Pillon.

A programação completa do evento está em bit.ly/2NVD8nN e ônibus foram organizados para sairem do Centro da cidade até o evento. Às 9h30 sairá um transporte do Grande Hotel Pelotas para as atividades, e à tarde, terá também ônibus, saindo às 13h, do Mercado Público. Toda a agenda da programação acontece na sede da Embrapa, à BR-392, km 78.

As inscrições para o Fórum do Campo á Mesa na Fronteira Sul podem ser feitas pelos links:

Sessão de Negócios + Palestra e Painéis: bit.ly/2xjmfrC
Palestra e Painéis à tarde: bit.ly/2xh2X6q

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome