Aumenta 17,6% o número de famílias que cultivam morango em Pelotas

Em 2022, 170 famílias dedicavam-se à produção do morango na zona rural de Pelotas. Neste ano, são 200 (Foto: Divulgação)

O número de famílias de agricultores da zona rural de Pelotas, envolvidas no cultivo de morango, aumentou de 17,6% de 2022 para este ano, passando de 170 para 200. Esse dado colabora de forma decisiva para confirmar a quarta colocação do Município em relação à produção da fruta no Estado e mobiliza a Prefeitura e organizadores quanto às etapas de programação para a 5ª Festa Municipal do Morango, que será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no parque de eventos Morada do Sol.

“O aumento do interesse das famílias da zona rural pela produção de morango dá-se pela alta rentabilidade da fruta e pela procura. Além disso, produtores contam com apoio e assistência técnica. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, além de produtores, estão dedicados à organização da 5ª Festa Municipal do Morango. O próximo passo é a escolha da corte para representar a cultura”, comenta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

Produção local

O morango é produzido na zona rural de Pelotas em área de 42,5 hectares, sendo 25,5 hectares de cultivo fora do solo, em substrato com ambiente protegido e com irrigação. Em 2022, eram 40,5 hectares. A produção estimada para este ano é de 1.530 toneladas.

“A fruta tem grande aceitação pelos consumidores, devido ao sabor e à riqueza de propriedades, como vitamina C, potássio e fibras. O morango produzido em Pelotas atingiu elevada qualidade nos quesitos tamanho e sabor. Nossa produção é comercializada no município e região, e representa fonte de renda para as famílias que cultivam”, pontua Idemar.

Inscrições para a corte

Até o dia 18 de agosto, filhas, netas ou sobrinhas de produtores de morango, com idade entre 18 e 29 anos, podem se inscrever para concorrer à corte da 5ª Festa Municipal do Morango. As escolhidas vão suceder a rainha Jennifer Stocker Milech e a princesa July Bender.

O concurso para escolha da rainha e da princesa será dia 27 de agosto, às 18h, no salão da Comunidade São Salvador, Picada Carlos, 6º distrito, Santa Silvana. Na própria ficha de inscrição, a candidata é questionada sobre conhecimentos que tem a respeito do cultivo da fruta, pois terá a tarefa de divulgar a cultura em diversas agendas, incluindo eventos.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, à rua Bernardo Pires, 192, Centro; no Escritório Municipal da Emater, à avenida Presidente João Goulart, 4.608, Fragata; pelo link https://forms.gle/WR1nzpNpdeGq1qFx9; ou por WhatsApp, números (53) 99147.6475, (53) 99145.6774, ou (53) 99900.3673.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome