Associação Rural de Pelotas (ARP) empossa nova diretoria nesta sexta-feira (4)

Kessler anteriormente presidiu a ARP na gestão de 2015 a 2017. (Foto: divulgação)

O engenheiro agrônomo José Luiz Martins Costa Kessler toma posse, na sexta-feira (4), às 19h, como presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), para a gestão 2025/2026, durante cerimônia no Salão Nobre da entidade, junto com sua diretoria e Conselhos. Com mandato de um ano, ele substitui Augusto Rassier, que encerrou sua presidência no final de 2024 e teve seu mandato prorrogado pelo Conselho Consultivo até 31 de março.

Segundo Kessler, as entidades vivem um momento complicado no que diz respeito às sucessões com atuações voluntárias. “Não estava nos meus planos voltar a dirigir a Associação Rural de Pelotas, mas entendi ser necessário enfrentar essa grande dificuldade para conseguir candidatos à presidência de entidades na atualidade”, diz. Por isso, a proposta de sua diretoria é de tempo curto, de um ano, para fazer a transição, organizar a casa e preparar as sucessões futuras, explica.

Para compor sua diretoria, foi necessário alterar o regramento atual do estatuto, com a inclusão de disposições transitórias, tais como mandato de um ano e retirada da carência de seis meses para novos sócios integrarem a Diretoria e os Conselhos. Após a assembleia geral ordinária, realizada na segunda-feira (31), que elegeu a única chapa inscrita, na quarta-feira (2), ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária para discutir a alteração estatutária e a inclusão das disposições transitórias propostas. Na composição da diretoria que toma posse na sexta-feira, há seis novos sócios.

Natural de Porto Alegre, Kessler presidiu a ARP de 2015 a 2017 e tem participação atuante em outros órgãos de classe, como presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Ijuí/RS, Conselheiro Fiscal da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC Pelotas/RS), diretor do Núcleo Sudeste de Angus Pelotas, Conselheiro pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (Aeapel), e na Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Agronomia (CREA-RS, Porto Alegre). Na ARP, também exerceu os cargos de Conselheiro Técnico e vice-presidente. Desde janeiro deste ano, é vice-presidente do Instituto Desenvolve Pecuária.