A raça crioula está mobilizada para a 98ª Expofeira Pelotas, quando de quinta-feira (10) a domingo (13) ocorre a Exposição Passaporte à Morfologia da Expointer 2025. Os animais passaporte serão conhecidos no domingo (13), a partir das 8h30.
O Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos (NSCCC), presidido por Pedro Borba, registrava a inscrição de 50 animais para a exposição até o fechamento desta matéria. O início da entrada dos animais no Parque ocorre a partir de quinta (10), às 14h, e na sexta-feira (11), às 18h, encerra a entrada dos animais a galpão. “A gente acredita que vai preencher todas as vagas que temos no Parque, que é de 60 a 70 animais”, diz o presidente. Segundo Borba, estão confirmados criadores de todo o Estado e País, de estados como Santa Catarina e Paraná.
As atividades da raça iniciam no sábado, a partir das 8h, com concentração para confirmação de machos, sob a avaliação do técnico Alexandre Pons Suñe. Às 10h, ocorre o julgamento de admissão dos animais a galpão. Já às 14h, tem início o julgamento morfológico realizado pelo jurado Darlei Hess e o auxiliar Júlio Netto. Durante a Expofeira, o Núcleo Sudeste estará de portas abertas com restaurante e venda de alimentação todos os dias.
A raça realiza o remate no sábado (12), às 20h, com o 3º Leilão Crioulos de Pelotas, no antigo pavilhão do Gado Holandês. O evento será conduzido por Pedro Mancha.