Vereadora Marisa Schwarzer leva à PATRAM as demandas da proteção animal

(Foto: Captura de tela/Divulgação)

Na última sexta-feira (19) a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) participou de uma reunião virtual com o Capitão Avelino, responsável pela Patrulha Ambiental (PATRAM) em Pelotas. A parlamentar aproveitou o encontro para trazer ao capitão as demandas dos protetores de animais e ativistas da causa. Dentre os assuntos abordados, as prioridades foram as denúncias de maus tratos, fiscalização de pescados, denúncias de crimes ambientais e inclusive a substituição dos VTA’s (veículo de tração animal).

O capitão também pode expor as dificuldades encontradas pela PATRAM nos atendimentos, já que a equipe de Pelotas abrange as denúncias de 15 municípios. Além disso, a falta de viaturas é um agravante na demora do atendimento, pois apenas duas das três viaturas disponíveis estão em condições de transitar.

A vereadora relembra que as denúncias de maus tratos de animais com dono devem ser primeiro repassadas à SQA (Secretaria de Qualidade Ambiental) por meio da ouvidoria municipal (whatsapp 9122-8701), que irá solicitar auxílio da PATRAM caso necessário. Porém, apenas a SQA tem o poder administrativo de autuar e fiscalizar o bem-estar dos animais com proprietário, e o serviço da PATRAM vem para garantir a integridade do servidor público que trabalha na secretaria (e não é da polícia) caso seja necessária intervenção policial (por exemplo, caso seja necessário invadir a casa).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome