Afetado pela pandemia de coronavírus, o ano de 2020 na Câmara de Vereadores precisou se adaptar às novas regras de convívio e realização dos trabalhos. Com uma gestão dedicada à comunidade, pensando em qualificar cada vez mais o Legislativo pelotense, o vereador José Sizenando (DEM), presidente do Legislativo, viu-se diante de uma pandemia mundial e buscou alternativas para manter os trabalhos na Câmara.
Logo no início do seu mandato na presidência, Sizenando suspendeu licitação milionária que pretendia contratar uma empresa para digitalização dos documentos do Legislativo. O valor a ser pago seria de até R$ 1,8 milhão. Em virtude das novas condições de Saúde, a Câmara passou a desempenhar suas atividades de forma virtual. “A Câmara manteve-se ativa, atuante, fiscalizando as ações do Executivo, como é o seu papel. Participamos do Comitê de Crise criado pela Prefeitura acompanhando as ações implementadas em nossa cidade, e levando a opinião dos vereadores ao conjunto que compõe o Comitê, para a tomada das decisões”, analisa o vereador Sizenando (DEM), presidente do Legislativo.
No momento mais crítico, quando a cidade de Pelotas precisou adquirir respiradores para equipar os leitos SUS que receberiam pacientes de covid-19, a Câmara destinou quase R$ 1 milhão para esta finalidade. “Nosso mandato à frente do Legislativo sempre buscou a austeridade, redução dos gastos e atendimento às demandas da população”, observa Sizenando.
Projetos
Sizenando apresentou em 2020 alguns projetos que foram aprovados por unanimidade na Câmara. Dentre eles, o que corrigia abusos na cobrança de água em Pelotas. Também foi aprovado o projeto que instituiu o SOS Idoso, um mecanismo destinado a receber denúncias de crimes e maus tratos praticados contra essa grande parcela da população.
O vereador comemorou este ano obras realizadas em diversas ruas do bairro Areal, demandas antigas e que não beneficiam apenas aquelas comunidades. “Gostaria de agradecer a prefeita Paula e equipe de governo, em nome dos moradores do bairro Areal. Estou há praticamente quatro mandatos pedindo, reivindicando, implorando a pavimentação dessas ruas, obras necessárias, que terão repercussão e impactos positivos tanto sociais como econômicos para toda a população de Pelotas”, enfatizou Sizenando.
Ele cita as ruas Dr. Benjamin Gastal, a rua Jornalista Nei Roberto Bertoni Paiva, a rua João Haical e a Rua 21. Trata-se de parte do trajeto por onde passa o transporte coletivo. “Serão milhares de pessoas beneficiadas pela melhoria, que requalificará a ligação entre a Av. São Francisco de Paula e a Av. Mário Peiruque”, diz o vereador.
Outro projeto a ser destacado é o que garantiu reajuste zero para os vereadores, num momento em que a sociedade pede maior engajamento dos representantes públicos, para atravessar a crise econômica.
Reeleito vereador para seu quinto mandato, Sizenando acredita que com união e responsabilidade, as dificuldades serão superadas. “Esperamos que 2021 seja um ano difícil, com grandes desafios sobretudo na área econômica, mas vamos encarar os problemas e tentar as melhores soluções para as demandas da população”, finaliza o Presidente.