Prefeita e vice-prefeito de Pelotas são empossados

Cerimônia de posse do Governo da Prefeita Paula Mascarenhas e vice Idemar Barz. Foto Michel Corvello
Uma posse sem convidados, transmitida pela  internet para cumprir os protocolos de distanciamento social previstos no enfrentamento da pandemia ao coronavírus. Assim foi a solenidade de posse da prefeita Paula Mascarenhas e do vice-prefeito Idemar Barz, no primeiro dia de 2021. Além dos chefes do executivo municipal também foram nomeados os 28 secretários de governo.
A sessão solene foi transmitida via página da Prefeitura no Facebook,  também foi acompanhada em um sala de acesso restrito na internet por autoridades, entre elas, o governador do Estado, Eduardo Leite, os reitores das Universidades locais, o diretor do Forum, além de lideranças políticas e empresariais da região. Na Sala Frederico Trebbi, saguão do Paço Municipal, estiveram presentes os 28 secretários de governo, além da imprensa – todos acomodados conforme determina o Distanciamento Controlado.
A sessão solene  foi aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores, eleito nesta sexta-feira (1º), Cristiano Silva (PSDB). Após orientar o juramento dos dois chefes do executivo e a assinatura do termo de assunção aos cargos, Silva falou sobre a importância da harmonia entre o executivo e o legislativo.
“É indispensável a boa relação, a harmonia entre os dois poderes. Até porque o pós-pandemia vai exigir muito de todos nós e temos o compromisso de nos ajudar mutuamente para o desenvolvimento de nossa cidade”, falou o parlamentar.
O primeiro a ser empossado foi o vice-prefeito Idemar Barz, que ao discursar destacou ser o primeiro vice-prefeito reeleito na história de Pelotas.
“Destaco aqui a palavra lealdade- estarei sempre ao lado da Prefeita, à disposição de todos, em especial da população. Serei o mesmo Idemar de sempre, disposto a aprender e ajudar a todos”, afirmou Barz.
Novos desafios
Já empossada para a gestão 2021-2024, a prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a reeleição, apesar de admitir não ter “simpatia” pela continuidade, mas disse que a aprovação de 70% nas urnas demonstrou o reconhecimento dos pelotenses ao trabalho feito na gestão anterior.
“O povo de Pelotas aprovou nosso Pacto pela Paz, nossa forma de democratizar a cultura por meio de editais, nosso apoio ao turismo, o processo de regularização fundiária que ampliamos, a educação de turno integral a que demos início, as tantas obras que fizemos e que transformam para melhor o centro da cidade, nossos bairros e nossa colônia, aprovou nosso planejamento para a mobilidade e nosso enfrentamento à pandemia. Nestes quatro anos nós preservamos e transformamos vidas e isso justifica um mandato”, discursou.
Paula lembrou de compromissos feitos em 2017- início do primeiro governo, que foram cumpridos e são, segundo ela, responsáveis pela manutenção do seu governo, como a redução dos índices de violência- as ações na segurança pública, a educação eo transporte rural. O desafio, disse a gestora recém-empossada”, será  a ampliação dessas políticas públicas e o enfrentamento do pós-pandemia nas mais diversas áreas, entre elas a saúde, educação e economia do município. Ao encerrar o discurso deixou claro que a gestão trabalhará pelo povo de Pelotas.
“Nada é mais belo em Pelotas do que seu povo, diverso, sofrido, alegre, trabalhador, cheio de esperança e talento. Que sejam elas, pessoas com deficiência, mulheres e homens, jovens, idosos, índios, negros, com sonhos, com vozes, com rostos e jornadas diversas que justifiquem para nós, a cada momento, nossa missão e que seja para elas, sempre, que busquemos entregar uma cidade melhor. Uma Pelotas mais acolhedora, uma Pelotas de mais oportunidades”.
Secretariado
Após a sessão solene que empossou os chefes do executico, foram nomeados os 28 secretários de governo. Todos receberam da prefeita e do vice-prefeito um  pin com o brasão municipal.
Os titulares das pastas municipais são:
Adriane Silveira, secretária  de Educação e Desporto;
 Berenice Nunes, PrevPel;
Eduardo Schaefer, Secretaria de Qualidade Ambiental;
 Eduardo Trindade, Procuradoria-Geral do Município;
Fábio Machado, Secretaria de Governo e Ações Estratégicas;
Fábio Suanes,Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura;
Fábio Tedesco,Assessoria Especial do CONSSEDI;
Flávio Al Alam, Secretaria de Trânsito e Transporte;
Flávio Ferreira, Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana;
Giorgio Ronna, Diretoria do Theatro Sete de Abril;
Giovan Peres Pereira, Secretaria de Obras e Pavimentação;
Gustavo Azevedo, Assessoria Especial de Comunicação;
Gilmar Bazanella, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação;
Henrique Pires, Assessoria Especial de Relações Institucionais;
Hugo Miori, Assessor Especial de Resiliência e Proteção à Defesa Civil;
Jair Seidel, Secretaria de Desenvolvimento Rural;
Jairo Dutra, Secretaria da Fazenda;
 José Olavo Bueno dos Passos, Secretaria de Assistência Social;
Kelli Baum Schaefer, Chefia de Gabinete;
Coinpel, Leandro da Silva Felix;
Michele Alsina, Sanep;
Paulo Pedrozo, Secretaria de Cultura;
Roberta Paganini, Secretaria de Saúde;
Roberto Ramalho, Secretaria de Planejamento e Gestão;
Roger Ney, Eterpel;
Ubirajara Leal, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária; e,
William Sottoriva, Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome