Alunos da Escola Alfredo Dub, de Pelotas, acompanharam um dia de competições da Surdolimpíadas em Caxias do Sul. Na madrugada de sexta-feira, um ônibus de 40 lugares deslocou-se até a Serra Gaúcha, transportando os alunos da instituição que atende aos deficientes auditivos de Pelotas.
O ônibus foi um oferecimento da Câmara de Vereadores, por meio de iniciativa da vereadora Miriam Marroni (PT), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Casa Legislativa de Pelotas. “É uma importância muito grande para os alunos da Escola participar desse mega-evento que acontece tão perto de Pelotas. Como presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência, tive a ideia de tentar financiar pela Câmara a ida de um ônibus com os alunos do Dub”, disse Miriam.
O deslocamento iniciou às 2h e os 40 lugares foram preenchidos entre alunos e acompanhantes. A Surdolimpíadas começou no dia primeiro de maio e estende-se até o dia 15. Três ex-alunos da Escola Alfredo Dub estão entre os mais de 5 mil competidores de 79 nações: Arthur Kaster, do tênis de mesa, e Lucas Ribeiro e Marcelo Bispo, do Taekwondo. A Surdolimpíadas acontece desde 1924 e esta é a primeira vez que é realizada em uma cidade da América Latina. O Brasil conquistou, até o momento, três medalhas, todas de bronze, e está na 24ª colocação do Quadro de Medalhas.
Na última quinta-feira, a vereadora Miriam esteve no Alfredo Dub, ao lado do presidente da Casa, Marcos Ferreira, o Marcola, e da vereadora Carla Cassais (PT), para fazer o anúncio oficial da cedência do ônibus. “É muito bom para os alunos viverem essa experiência e conhecerem as potencialidades dos deficientes auditivos. Coloquei ao presidente Marcola a importância da participação dessas crianças e adolescentes, ele entendeu e mandou tocar para a frente”, completou Miriam.
A Escola Alfredo Dub agradeceu ao apoio dos vereadores. “Obrigado senhores vereadores, vamos representar a comunidade surda de Pelotas e vamos dar apoio aos nossos atletas”, manifestou a instituição por nota.