Os participantes do movimento SOS Agro realizaram nesta segunda-feira (12) um “tratoraço” em frente à Prefeitura de Pelotas. Composto por produtores do setor da agroindústria, o movimento reivindica cobranças ao governo Federal, após os impactos causados pela crise climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Em formato de protesto, o “tratoraço” irá percorrer as ruas do município nesta segunda (12) e um ato deve ser realizado na manhã de terça (13), no Largo do Mercado Central.
A categoria solicitou apoio à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), especialmente nas questões relacionadas à Medida Provisória (MP) publicada pela União no dia 31 de julho, que de acordo com os manifestantes não atende às demandas do setor. Paula manifestou apoio aos produtores rurais e destacou a importância da categoria para a economia do Estado.
“A gente entende a preocupação dos problemas enfrentados e apoiaremos, visto que o Rio Grande do Sul viveu a maior tragédia climática de sua história. Sabemos que as enchentes afetaram, especialmente, a questão da produção agrícola, que é uma das sustentações econômicas do nosso Estado. Essa é uma questão que repercute na vida de todo mundo, não somente dos produtores rurais, mas na vida da sociedade como um todo”, destacou a chefe do Executivo.
O movimento SOS Agro RS, segue mobilizado também em outras regiões do Estado. Entre os principais encaminhamentos das reivindicações está o perdão de dívidas para produtores que tiveram perda total pelas enchentes, a prorrogação para aqueles que sofreram danos parciais, a disponibilização de linhas de crédito para reconstrução das propriedades e a concessão de auxílio financeiro para as famílias atingidas.