Várias atividades marcam o centenário do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera em Pelotas

Cerca de 500 pessoas participaram das celebrações, que aconteceram neste sábado (6). (Foto: Divulgação)

Além das atividades alusivas aos 212 anos de Pelotas, o sábado (6) também foi marcado pela celebração do centenário do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), comemorado na quarta-feira (3). Aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades, entre alunos, ex-alunos, pais, funcionários, pessoas importantes para o Imdaz e autoridades do município.

Foi realizada uma Caminhada Solidária, saindo da fábrica de biscoitos Zezé em direção à sede do instituto. Em seguida, ocorreu um abraço simbólico à instituição, seguido do canto do parabéns.

Apresentações de dança e da banda marcial do Imdaz também fizeram parte das atividades, que se encerraram com os participantes soltando 100 balões brancos para o alto.

A diretora da instituição, Patrícia Frank, afirmou ao JTR que a data enalteceu a relevância do Imdaz para a proteção da criança e do adolescente no município. “Foi um dia muito especial porque 100 anos mostram o quanto a nossa instituição é importante pra cidade e quanto a cidade é importante pra nossa instituição, que luta pelo bem das crianças e sua melhoria na qualidade de vida a cada dia”, destacou.

O Imdaz

Fundado em 3 de julho de 1924, o Imdaz é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que mantém o trabalho graças a doações. São assistidos cerca de 350 crianças e adolescentes, dos quatro meses aos 18 anos incompletos. Entre as atividades estão reforço escolar, oficinas de dança, taekwondo, música, banda, informática e idiomas, como inglês e espanhol. Também são oferecidos para jovens cursos profissionalizantes de barbearia e de cabeleireiro.

Em 2023, foram abertas turmas de educação infantil, incluindo jardim de infância, pré 1 e pré 2. Desde 2024, o Imdaz conta com turmas de Ensino Fundamental em turno integral, de 1º a 4º ano. Para as crianças e adolescentes de 10 a 18 anos que estudam nas proximidades do Instituto, é disponibilizado um trabalho em turno inverso com direito a alimentação e participação nas atividades oferecidas, como as oficinas. O instituto proporciona serviços de fortalecimento de vínculos, rodas de conversa e círculos da paz.

Como doar

É possível contribuir com o Imdaz por meio do Pix chave CNPJ 92.238.138.0022-76. E através do site da instituição, podem ser feitas doações mensais ou de um boleto de 12 meses, que será direcionado para a escola.

Também é possível contribuir com doações de alimentos, roupas, fraldas infantis, materiais escolares e utensílios de cozinha que podem ser entregues pessoalmente de segunda a sexta-feira, no endereço avenida Domingos de Almeida, nº 3.150, no bairro Areal. Os interessados em conhecer o projeto podem visitar o instituto também de segunda a sexta, das 7h às 17h30.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome