Há 12 anos, uma ação carregada de significados mobiliza dezenas de pessoas, entre empresários, arquitetos, decoradores, artistas plásticos, designers e afins cerca de dois meses antes do Natal. No entanto, os seus resultados se estendem pelo ano inteiro, em forma de alimento na mesa das mais de 1,5 mil famílias atendidas pelo Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá (BMTC), a partir da confecção e venda de guirlandas.
Em razão da pandemia, o evento de apresentação do resultado final à sociedade, denominado de “Noite das Bem-Aventuranças”, foi realizado pelo segundo ano consecutivo em formato digital. A expectativa das organizadoras é de que a próxima edição, em 2022, possa ser realizada novamente no seu formato presencial, em que as guirlandas ficam expostas para visitação durante vários dias, antes de serem entregues aos adquirentes.
De acordo com a idealizadora e uma das coordenadoras da ação, Adriana Fernandes, o cenário para o plano de fundo das guirlandas, neste ano, foi montado dentro do estúdio do fotógrafo Juliano Kirinus, com ambientação natalina realizada pela empresária Adriana Lemos, da JA Variedades. “Buscamos ambientar em estúdio a magia da noite de Natal, em que foi ressaltado o brilho das luzes natalinas, e o resultado final ficou muito bonito”, diz Adriana.
Ao todo, foram confeccionadas 103 guirlandas neste ano e o valor arrecadado foi de R$ 72,1 mil, considerado excelente pelas organizadoras. Neste ano, foram 21 guirlandas a mais do que as 82 registradas em 2020, além da participação de pessoas de várias cidades do estado e de fora dele. “Foi um ano diferente, atípico, novamente, que nos impossibilitou de realizar o evento da Noite das Bem-Aventuranças, mas com excelente adesão pelos criadores, doadores e adquirentes das guirlandas”, diz Adriana.
Ao longo destes 12 anos, foram confeccionadas mais de mil guirlandas pelos participantes do projeto, que vem contando com a adesão de novos profissionais de Pelotas e de outras cidades e estados. Todas as guirlandas confeccionadas são adquiridas por empresários, profissionais e famílias de todo o Brasil. Representação do espírito natalino, o projeto consolidou a guirlanda também como símbolo de solidariedade e amor ao próximo.
Evento é realizado há 12 anos
O evento teve sua primeira edição em 2009 e foi idealizado pela decoradora e farmacêutica Adriana Fernandes, na intenção de auxiliar a sogra, Maria Eulalie Mello Fernandes, a prover o BMTC. O gosto pelo Natal e pela decoração da sua casa com motivos natalinos foram a inspiração para a criação do evento, que tem a guirlanda como símbolo.
De lá para cá, houve grande crescimento, com a adesão cada vez maior de adeptos. São arquitetos, decoradores, artistas plásticos, designers e outros profissionais que criam a guirlanda e doam o material e o trabalho. Os enfeites, que têm, em média, 60 centímetros de diâmetro e no máximo 1,2 metro de altura, são pré-vendidos e confeccionados de acordo com a atividade ou gosto do comprador.
O valor arrecadado ajuda a sustentar o banco, que oferece cinco tipos diferentes de auxílio, por um período de vários meses. Além de alimentos, mais de 1,5 mil famílias recebem leite, remédios, empregos e roupas. O projeto Guirlandas oferece importante suporte financeiro a este trabalho.
O vídeo da Mostra Guirlandas de Natal, em sua 12ª edição, está disponível no canal do youtube no link https://youtu.be/A6Nq1ne0seg.