SOS Animais promove Feira de Adoção neste domingo(5) na Associação Rural de Pelotas

Chloe foi encontrada abandonada em um posto de gasolina por uma das voluntárias. (Foto: Divulgação)

Domingo(5), das 14h às 17h acontece mais uma Feira de Adoção de cães e gatos na Associação Rural de Pelotas. A iniciativa é da SOS Animais, ONG que atua em prol da educação para guarda responsável. Segundo Mariana Dorner, integrante da ONG, estarão disponíveis para adoção animais de várias idades e portes, todos desverminados e com a primeira dose de vacina polivalente aplicada. “São cães e gatos em busca de um lar responsável, onde possam viver com dignidade e proporcionar muitas alegrias”, destaca.

Há muitas histórias como a de Chloe, uma cativante cadela de pelo preto, que foi encontrada abandonada em um posto de gasolina por uma das voluntárias. Pelos relatos coletados ela tinha sido atropelada e além da pata machucada ainda estava com leite nas tetas. Ela foi vacinada e castrada, e por ser muito medrosa com outros cães, ainda não foi adotada. “São muitas as histórias como a de Chloe de animais dóceis e carinhosos, que buscam transformar as suas histórias através do acolhimento de novos donos”, observa Mariana.

Para efetivar a adoção de cães e gatos é imprescindível ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade, comprovante de residência e assinar contrato de adoção/termo de responsabilidade. Para participação da feira é importante seguir algumas regras. Primeiramente todos os animais (cães e gatos) devem estar desverminados e portar carteira de vacinação assinada por veterinário, comprovando a aplicação da primeira dose da vacina quíntupla (cães) ou tríplice (gatos). “Esse critério é para garantir que os animais foram minimamente observados e examinados por um veterinário”, explica. Também é importante para evitar que o animal que está sendo adotado contamine ou seja contaminado pelo ambiente onde irá viver. Outra questão importante se refere aos animais de seis meses ou mais, já que todos devem estar castrados. “Os que tiverem idade inferior a seis meses devem ter a castração garantida pelo responsável ao atingirem essa idade”, complementa.

Durante o período de participação da feira, os cães devem ser conduzidos e mantidos com coleira e guia e os gatos devem ser conduzidos em caixa de transporte e mantidos em gaiolas. Já os filhotes de cães devem ser conduzidos em caixas de transporte e mantidos em gaiolas ou cercados durante o período de participação. É importante lembrar que o responsável deve providenciar todo o material necessário à contenção de seus animais (caixa de transporte, gaiola/cercado, coleira e guia), levar água, ração e jornais velhos para seus animais, permanecer com eles enquanto estiverem expostos e providenciar a limpeza de seus dejetos. Já os interessados em adotar devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) e serão entrevistados sobre sua rotina de vida e ambiente domiciliar. A organização da feira reforça que no ato da adoção será exigida assinatura de contrato de adoção/termo de responsabilidade pelo adotante. Fica a critério do responsável permitir que o adotante leve o animal para casa diretamente da feira, mas para evitar surpresas desagradáveis é recomendável entregar o animal posteriormente. Mais informações sobre a Feira de Adoção podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome