Pelotas: Sistemas de Justiça e de Assistência Social realizam Mutirão em Colônia de Pescadores

O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral e a Defensora Pública Eleonora Mendonça foram até o Colônia de Pescadores conferir os danos causados pela enchente. (Foto: Divulgação)

Durante a tarde de sexta-feira (31), os sistemas de justiça e de assistência social de Pelotas, realizaram um mutirão de atendimento aos moradores da Colônia de Pescadores Pontal da Barra, no Laranjal.

O mutirão ofereceu serviços para as 50 famílias desalojadas, com atendimentos da Justiça Estadual, Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União, Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Cadastro Único para Programas Sociais e CEEE Equatorial, contando ainda com o serviço dos Cartórios de Registro Civil, que entregaram certidões de nascimento e casamento aos residentes no abrigo e ainda colheram novos pedidos desses documentos.

Visita embarcada – Durante o mutirão, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública Estadual foram convidados a conhecer as moradias alagadas para, juntos, planejarem ações para minimizar os prejuízos causados, o que foi feito com auxílio de embarcações do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

Circulo de Construção de Paz – Este mutirão também contou com círculos de construção de paz, oportunidade para a comunidade falar de suas dores e fonte de fortalecimento do espírito de comunidade para a necessária reconstrução.

Serviço – A proposta das Instituições organizadoras do Mutirão é de visitar todos os abrigos, levando documentos e cidadania às pessoas que estão desalojadas em decorrência das cheias que assolam o RS.

Confira registros do atendimento das Instituições parceiras:

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome