Os moradores da Colônia Z3, em Pelotas, que foram diretamente afetados pelas enchentes de maio deste ano receberam donativos da Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), na manhã de segunda-feira (5), para reconstrução de suas moradias.
Contribuindo com cerca de 76 roupeiros, sete refrigeradores, cinco fogões e uma cama box, a Cooperativa viu o momento como essencial para estar inserida na comunidade e exercitar, assim, alguns de seus principais valores. “A vila está se reconstruindo e a gente como pescador, morador daqui da comunidade, tem recebido todas as pessoas que tem vindo nos ajudar com apoio para essas famílias terem alguns de seus móveis e objetos que foram perdidos na enchente de volta”, relata o presidente do Sindicato dos Pescadores da Colônia Z3, Nilmar Conceição.
Atualmente passando pelo período do Seguro Defeso, benefício garantido às pessoas que sobrevivem da pesca artesanal enquanto não puderem realizar suas atividades devido à piracema, o presidente destaca que toda a ajuda recebida é bem-vinda.
Sendo uma instituição financeira que conta com mais de 8 milhões de cooperados, o Sicoob é destaque em seu compromisso com a responsabilidade social, cooperação, pertencimento e também justiça financeira, mantendo sua atuação e gestão de crédito em todos os estados brasileiros. Assim, os cooperados ganham a chance de participar democraticamente das decisões e dos resultados financeiros da Cooperativa – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.
“Nós estamos contemplando 88 famílias, diretamente. Nós fizemos um mapeamento juntamente com a Associação dos Pescadores da Colônia Z3, onde eles têm cadastro de cada família dentro da comunidade e nós entramos em contato com as famílias identificando o que eles tinham necessidade no momento”, explica Fabiane Lopes, gerente da Agência do Sicoob localizada na Quinze de Novembro, no centro de Pelotas.
Estando há três meses fora de casa, a moradora Alessandra Oxley conta que está reconstruindo a vida do zero e que o auxílio recebido ajuda a comunidade a se manter firme em meio às dificuldades enfrentadas. “A gente não tem palavras para expressar a gratidão que está sendo, com tantos apoiadores, tanta gente ajudando o pessoal, tá todo mundo mega feliz. […] A gente teve essa ajuda e todos que estão recebendo estão reconstruindo tudo”, declara.
Confira mais fotos da entrega:
Créditos: Daniela Alves/JTR