Com 30 anos de história, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas do Extremo Sul (Setcesul) segue atuante em diversas pautas importantes para a comunidade do transporte da região.
Neste momento delicado devido ao coronavírus, todos os setores da entidade estão voltados para auxiliar empresas associadas ou não quanto às medidas e estratégias que possam ser implementadas no intuito de amenizar os impactos.
“Estamos monitorando a região para ver quais são as necessidades que tem para podermos atuar, para ver as demandas emergenciais das empresas e/ou dos motoristas para podermos trabalhar”, explica o gerente administrativo do sindicato, Renato Leite. Atualmente, a maior demanda das empresas é referente a questões tributárias.
Iniciativas
Além disso, no início da pandemia, foi realizada uma iniciativa orientativa, em conjunto com a ação Herói Caminhoneiro, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), oportunizando também a entrega de kits de higiene e distribuição de marmitas aos motoristas.
O projeto contou com o apoio da Associação dos Proprietários de Caminhões de Pelotas e Região (Aprocapel) e o Bandejão Fornecimento de Refeições.
Também, como parceiro, a entidade integrou a ação da realização de testes de Covid-19, promovida pelo Sest/Senat.
Pedágios da BR-116
De acordo com Leite, há muitos anos o sindicato faz um trabalho relativo a cobrança dos pedágios da BR-116. No ano passado, houve um avanço na pauta, com realização de audiências públicas na Câmara de Vereadores de Pelotas e na Assembleia Legislativa do Estado. Com isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) começou a realizar uma auditoria. “Neste sentido, a gente tem um avanço considerável”, analisa o gerente.
Mais sobre o Setcesul
O sindicato, que atualmente conta com 70 empresas associadas, abrange 21 cidades e representa cerca de 3,2 mil empresas.
Interessados podem entrar em contato pelos telefones (53) 3227-3338 e 3028-4097 ou e-mail: [email protected].