Sanep qualifica drenagem nas Casas de Bombas Castilho e Farroupilha

Nesta terça-feira (24), a Casa de Bombas Castilho recebeu a instalação de uma nova bomba - com 800 milímetros de diâmetro e vazão de 497 litros por segundo. (Foto: Amanda Kuhn)

A preparação para a estação mais fria do ano e para os dias mais chuvosos já começou no Sanep. Nesta terça-feira (24), a Casa de Bombas Castilho recebeu a instalação de uma nova bomba – com 800 milímetros de diâmetro e vazão de 497 litros por segundo -, além do reparo em outra estrutura – com 800 milímetros de diâmetro e vazão de 653 litros por segundo – para qualificar e dar continuidade às melhorias constantes feitas pela autarquia no sistema de drenagem de Pelotas.

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanhou a intervenção e destacou a importância dos trabalhos feitos pelos servidores: “Revitalizar e ampliar a estrutura de drenagem de Pelotas impacta diretamente no correto escoamento das águas em dias de chuva, evitando alagamentos pontuais na cidade”, explicou a gestora, lembrando a substituição de outros nove equipamentos de bombeamento, como esse, nos últimos anos.

No início da semana, também foram feitas manutenções na Casa de Bombas Farroupilha, com a instalação de uma terceira bomba que proporcionará mais segurança e qualidade à operacionalização da unidade, conforme explica o chefe da Divisão de Macrodrenagem (DMD), Maicon Luis Santos.

As intervenções, feitas durante todo o ano e reforçadas no inverno, são essenciais para garantir o pleno escoamento da água pluvial – principalmente em períodos de grandes precipitações – e a prevenção de alagamentos.

Trabalho ininterrupto

Peças fundamentais do sistema de drenagem, as Casa de Bombas são responsáveis por drenar a água que escoa dos grandes canais, como os da avenida Ferreira Viana e da avenida São Francisco de Paula. Nos locais, as equipes atuam 24 horas, na limpeza das grades e na retirada dos resíduos que chegam indevidamente até o local, além da manutenção e fiscalização do espaço.

Ao todo, sete estruturas integram o conjunto de Casas de Bombas: Castilho, Farroupilha, Olvebra, Anglo, Sul, Doquinhas e Pontal da Barra.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome