Sanep monitora ponto de captação de água na ETA Santa Bárbara em Pelotas

Barragem Santa Barbara. (Foto: Arquivo/Divulgação/Sanep)

O Sanep monitora a área de captação de água bruta da barragem Santa Bárbara, após detecção de algas desde a última terça-feira (26). A incidência dos organismos é comum nesta época do ano, de maiores temperaturas. A autarquia esclarece que não há nenhum efeito sobre a potabilidade da água e que o tratamento aplicado é o mais adequado e eficiente, atendendo a todas as exigências do Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador do Departamento de Tratamento do Sanep, Daniel Corrêa, a partir da identificação das algas o Sanep adicionou carvão ativado no tratamento da água.
“Com o monitoramento constante realizado na sequência da aplicação do carvão ativado, percebemos que o odor e sabor foram gradativamente reduzindo. Nos dias seguintes já não observamos quantidade significativa dos organismos na entrada do tratamento”, relata.

A função do carvão ativado é adsorver as substâncias capazes de liberar na água odor e sabor desagradáveis. A autarquia obteve bons resultados com a medida e, ainda nesta quinta-feira (28), as características da água tratada deverão normalizar em regiões como Centro, Fragata, Três Vendas e zona Industrial, uma vez que na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara não há mais registros de alteração de cheiro ou gosto na água que está sendo distribuída à população.

O Sanep executa o monitoramento intensivo e permanente de cada etapa do tratamento e distribuição de água, a fim de assegurar a qualidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome