A partir do dia 3 de janeiro, o Procon Pelotas mudará seu formato de atendimento presencial, adotando o modelo de agendamento, com o objetivo de oferecer mais qualidade à acolhida ao consumidor. De acordo com o coordenador executivo do órgão, Enéias Clarindo, o interessado terá diversos canais para agendar sua visita: telefone (53) 3305.3505, WhatsApp (53) 99113.9182, ou e-mail [email protected].
“O atendimento do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, à praça Rio Branco, 7, antiga Estação Férrea. O novo formato, por meio de agendamento, proporcionará ao consumidor uma atenção vip. Ele irá no dia e hora marcados e saberá, inclusive, o nome do funcionário que o atenderá”, pontua Enéias Clarindo.
Mudança de sistema
Seguindo orientação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Procon Pelotas adotará, a partir do início do ano, a plataforma ProConsumidor, em substituição à Sindec, até então utilizada. Enéias Clarindo explica que o novo sistema possibilita o registro de reclamações, denúncias e a verificação de consultas de procedimentos em andamento com mais agilidade.
O ProConsumidor reúne dados de 615 Procons do país e deverá, até 2023, ser implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor. As informações serão centralizadas em uma só plataforma, integrada on-line com o portal consumidor.gov.br, para agilizar as demandas dos usuários.
Para as empresas, principalmente as de abrangência nacional, a Senacon disponibiliza formulário de adesão ao ProConsumidor, fornecendo-lhes senha que as habilita, eletronicamente, a visualizar resposta às demandas de consumidores de todo o Brasil.
O coordenador executivo Enéias Clarindo comenta que, desde maio deste ano, o sistema ProConsumidor passou a ser implantado em grandes cidades e capitais do país, como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Jundiaí (SP, Recife (PE) e Maceió (AL). Em 2022, agregará qualidade aos serviços prestados pelo sistema municipal de defesa do consumidor de Pelotas.