Prevpel e Agip debatem regimes previdenciários na Fenadoce

Prefeita Paula falou sobre a importância de ampliar o debate referente à temática, considerando a necessidade de alternativas sustentáveis para a manutenção das políticas previdenciárias. (Foto: Prevpel/Divulgação)

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), participou no início da tarde desta segunda-feira (29), de forma remota, da abertura do 3º Seminário dos RPPS da Zona Sul. O evento realizado nos pavilhões da 30ª Fenadoce é uma iniciativa do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), em parceria com a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (Agip). Com a participação de 16 municípios do Rio Grande do Sul, além de representações de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a atividade busca debater o futuro dos regimes próprios de previdência social no Brasil.

Paula falou sobre a importância de ampliar o debate referente à temática, considerando a necessidade de alternativas sustentáveis para a manutenção das políticas previdenciárias.

“Nós temos trabalhado tanto a pauta da previdência que, de um assunto complexo, tem se tornado um assunto de fácil compreensão das pessoas. Essa é uma temática fundamental, pois trata do futuro dos nossos servidores e, além disso, é um assunto presente e necessário nas gestões públicas, especialmente nas municipais. O cenário complexo das previdências, com obstáculos e dificuldades, precisa ser compreendido e exige soluções sustentáveis, para que se tenha gestões mais equilibradas e compromissadas com o futuro. Em Pelotas, por meio do trabalho dos servidores da Prevpel, temos conseguido avançar e dar respostas à população e aos nossos servidores”, destacou a chefe do Executivo.

Com dois dias de programação, o evento contempla atividades voltadas à sustentabilidade previdenciária, reformas legislativas, cenário econômico mundial, rentabilidade e gestão de risco, além de painéis sobre gestão de riscos e investimentos. Para a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Martinez Nunes, a terceira edição do seminário representa a consolidação do evento em Pelotas e uma oportunidade para debater caminhos e soluções na temática previdenciária.

“É muito gratificante chegar na terceira edição do seminário com a mobilização de tantos municípios, não somente aqui da nossa Zona Sul, como também de outras regiões e estados. Quando vários municípios se mobilizam com a pauta previdenciária, é porque entendem que essas discussões trazem aos RPPS um papel de solução de problemas. Nosso seminário começou lá em 2022 e agora se consolida, em sua terceira edição, com Pelotas sendo a sede dos seminários de RPPS da Zona Sul. Ficamos felizes em estar mobilizando tanta gente em cima de pautas tão importantes para os municípios”, frisou a gestora.

Confira a programação completa do evento:

Segunda-feira (29)
14h30 – Abertura oficial
15h30 – Palestra de abertura: sustentabilidade previdenciária a partir do autoconhecimento – Eduardo Cheffe
16h20 – As Reformas Previdenciárias a partir da Constituição Federal de 1988 – Rosana Seger – Consultoria e Advocacia Previdenciária
17h – Comprev: os recursos que fazem a diferença nas nossas vidas – Katia Marciniak – Comprev – Ministério da Previdência
17h45 – Coffee Break
18h – Painel: pró-gestão, uma caminhada rumo à gestão do futuro – Márcia Paes Caldas – Ministério da Previdência. Painelistas: Leandro Stelmack Dias (ICQ Brasil), Berenice Martinez Nunes (Prevpel), Deise Paiva Ferreira (Previrg), Diógenes Eglon da Silva Rodrigues (Funpas) e Valdenir Borges Ribeiro (Rio do Sul Prev).

Terça-feira (30)
14h30 – Cenário Econômico Mundial e o envelhecimento da população – Gilmar Chapiewsky – Caixa Econômica Federal
15h30 – Gestão Previdenciária: um aplicativo que muda a relação do segurado com o RPPS – Informação na palma da mão – Vinícius Kroth Pereira (Geprev)
16h – Coffee Break
16h20 – Meta atuarial e os investimentos: por que é tão importante alcançar a meta de rentabilidade nos investimentos? João Ennes – Referência Gestão e Risco
17h10 – Painel: o que esperar para 2024? Alternativas mais rentáveis no mercado financeiro para atingir as metas previdenciárias – Rodrigo Costa – Grid Investimentos. Painelistas: Diogo Dinarte do Souto (BB ASSET), Maurício Fontana (Banrisul) e Eleonora de Oliveira (Sicredi).

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome