Prefeitura mantém quatro abrigos ativos em Pelotas

Salão Paroquial da Colônia de Pescadores Z3, EEEM Doutor Edmar Fetter, antigo abrigo Arco Íris e espaço unificado no centro da cidade somam 109 pessoas abrigadas. (Foto: Maria Eduarda Lopes)

A Prefeitura de Pelotas segue com quatro abrigos oficiais, ainda ativos, que juntos acomodam 109 pessoas. Os abrigos estão localizados no Salão Paroquial, da Colônia de Pescadores Z3; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Edmar Fetter, no Laranjal; antigo abrigo Arco Íris, na avenida Domingos de Almeida, 2.391 (Areal); e o abrigo unificado do Cenáculo e Exército de Salvação, localizado na rua Dom Pedro II, 813, na área central.

Durante o pico da crise climática, em maio, a Prefeitura esteve com oito abrigos em funcionamento para acolher famílias atingidas pelas inundações que moravam em áreas de risco. Na ocasião, cerca de 800 pessoas precisaram de atendimento em abrigos oficiais, somando mais de duas mil pessoas com os espaços particulares.

Segundo o secretário de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, ainda não há uma data prevista para o encerramento dos abrigos. Porém, é provável que o abrigo na EEEM Dr. Edmar Fetter seja desativado em breve, possivelmente até quarta-feira (19), devolvendo o espaço à comunidade escolar e ao governo estadual. Os moradores atualmente abrigados lá, que são principalmente do Pontal da Barra e ainda não podem retornar para suas casas, serão realocados para outro local no Laranjal. O abrigo na rua Dom Pedro II, destinado a pessoas acamadas e famílias atípicas, também está próximo de encerrar suas atividades, com as famílias abrigadas sendo transferidas para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Atualmente, a EEEM Dr. Edmar Fetter abriga 23 pessoas e sete famílias, enquanto no abrigo da rua Dom Pedro II, três famílias e 13 pessoas permanecem no espaço. Os abrigos na Colônia de Pescadores Z3 e na avenida Domingos de Almeida permanecerão ativos, até o momento, com 63 e dez pessoas abrigadas, respectivamente.

A SAS ainda está recebendo doações, com prioridade para materiais de limpeza às famílias que estão no processo de retorno às suas casas, e alimentos para cestas básicas aos cidadãos acolhidos. As doações podem ser feitas diretamente na Secretaria, localizada na rua Marechal Deodoro, 404.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome