Prefeitura de Pelotas inspeciona espaço da agricultura familiar na Fenadoce

Pavilhão irá contar com 73 expositores em 70 estandes no evento. (Foto: Rafael Takaki)

Equipes da Prefeitura participarão diretamente na inspeção e fiscalização em relação aos empreendimentos de bebidas e alimentação na 30ª Fenadoce, que ocorre de 17 de julho a 4 de agosto no Centro de Eventos. A vistoria, por intermédio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (SMS) alcançará o Pavilhão de Agricultura Familiar, que contará com 73 expositores, entre os quais 11 agroindústrias de Pelotas, dos ramos de doces coloniais, laticínios, mel, panificação, sucos, artesanato em lã, artesanato indígena e embutidos.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), veterinária Ângela Cabana, a fiscalização é feita na fabricação dos produtos de origem animal nas próprias agroindústrias, antes dos itens serem levados aos estandes da Feira. “Teremos três empreendimentos locais de produtos de origem animal na Fenadoce – um de mel, um de embutidos e um de derivados de leite. Faremos a inspeção na indústria antes, com análises microbiológicas prévias à Feira, para atestar a inocuidade do processo de produção e dos itens que irão para venda ao consumidor, conferindo a segurança alimentar.”

Servidor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), Sidnei Louro Jorge Júnior informa que o setor, durante a realização da Fenadoce, fiscalizará todos os estandes do Pavilhão de Agricultura Familiar, não só os das agroindústrias locais, que atuam com bebidas e alimentos. “Nossa tarefa é garantir que sejam cumpridas as determinações de boas práticas. Os expositores devem adotar as regras higiênico-sanitárias da Anvisa por completo, como uso de uniforme, cabelos protegidos, unhas aparadas, limpas e sem esmalte, além de abrir mão de adornos, como brincos, relógios ou pulseiras durante a atividade. O local deve estar limpo e organizado e quem manipula alimentos não pode manusear dinheiro, além de outras determinações, já divulgadas aos empreendedores, para garantir a saúde alimentar dos consumidores.”

Os 11 expositores de Pelotas na 30ª edição da Fenadoce são Laticínios Crochemore, Panificados Crochemore, Quinta Martins, Agrosell, Cafsul, Potenza, Aldeia Guarany Kapi’i Ovy, Artesanato Mattos, Embutidos Triunfo e Aldeia Kaingang Gyró (dois espaços).

As inscrições para participar do Pavilhão de Agricultura Familiar da Fenadoce já estão encerradas. O espaço é fruto de contrato de realização da Feira, entre o governo do Estado, via Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas. A gestão é compartilhada entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), SDR/RS e Emater/RS, segundo informações do engenheiro de Alimentos da Emater/RS-Ascar – Escritório Regional, Renato Cougo dos Santos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome