Prefeitura de Pelotas certifica 101 participantes do Bairro Empreendedor

Os integrantes do Programa no Navegantes foram 17 empreendedores, 27 professores e 57 estudantes. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) entregou, na manhã de sábado (16) a certificação para os integrantes do Programa Bairro Empreendedor, no Navegantes – pelo Trilha Empreendedora, receberam o certificado, 17 empreendedores; e pelo Educação Empreendedora, foram 27 professores e 57 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes totalizando 101. Esta foi a segunda localidade a receber o Programa, a primeira foi a Colônia Z3, e a próxima será a Guabiroba.

O Bairro Empreendedor é uma política pública desenvolvida em Pelotas que tem como objetivo fomentar a economia nos bairros e distritos da cidade, por meio do incentivo ao empreendedorismo.

A prefeita lembrou que o Programa foi criado em um momento muito difícil, durante o período eleitoral de 2020, em meio ao primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando as pessoas precisaram encontrar formas de sobreviver em meio ao fechamento de empresas, perda de postos de trabalho e muito desespero – “a tendência dos prefeitos é olhar para os bairros como um problema, de onde vem as demandas, porque falta muita coisa na periferia, praças, pavimentação, luz… e a proposta do Bairro Empreendedor é olhar pro potencial, pros talentos do bairro”, afirmou.

E completou: “se é verdade que existem problemas nos bairros, também é verdade que tem muita gente extraordinária, fazendo muita coisa e, naquele momento, cabia ao poder público encontrar novos caminhos, olhar pra quem estava buscando alternativas”, e garantiu que esses empreendedores não garantem apenas o próprio pão, mas geram trabalho e renda pra outras pessoas, e tributos ao município.

O curso dá ênfase a aspectos como vendas, marketing e finanças. Entre os participantes que gravaram depoimentos para serem exibidos no evento, havia um ponto comum, a mudança na forma de pensar, na necessidade de planejamento e profissionalização. Jorge Parada, tem uma padaria no Navegantes e participou da qualificação. Ele, que tem quatro funcionários, diz que aprendeu a investir, divulgar seu negócio e a se comunicar com os clientes, e diz que vai levar os conhecimentos para a vida.

O assessor especial do Bairro Empreendedor, Maurício Martins, diz que o objetivo é levar o Programa a quatro bairros em 2024. Na Guabiroba o trabalho começa em fevereiro, com a prospecção e mapeamento do bairro concluídos até o fim do primeiro semestre. Nas demais localidades o trabalho deve ser realizado simultaneamente ao longo do ano.

Também participaram da cerimônia a secretária da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira; da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanela; o gerente da Regional Sul do Sebrae, Ciro Vives; e o vereador Marcos Ferreira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome