Atletas e praticantes de esporte educacional, de eventos esportivos e competidores de rendimento, selecionados por meio de edital, já podem contar com os recursos destinados pelo município. A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta terça-feira (7), o convênio que garante o repasse dos valores por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Pelotas (ProEsporte) referente ao ano de 2021. São 17 projetos que totalizam R$ 101,6 mil de investimento.
A chefe do Executivo ressaltou que o esporte, além de movimentar a economia, é uma grande ferramenta de inclusão, desde os projetos sociais até os atletas de alto rendimento. “Temos um orgulho muito grande de ter construído o ProEsporte e sabemos que precisamos ampliá-lo, com mais recursos, o que é sempre difícil, mas ele está aí para organizar o setor. Foi assim com o ProCultura, que cresceu e se diversificou, e certamente será assim com o esporte também, estimulando outros atletas e grupos”, avaliou Paula.
Conforme o cronograma da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o edital do ProEsporte para 2022 terá um acréscimo de 50%, chegando a R$ 150 mil, o que permitirá abranger mais projetos e atletas. A previsão é que o documento seja publicado no mês de julho, após os trâmites jurídicos junto à Procuradoria-Geral do município.
Para o atleta de karatê Fernando Marques, que já foi sétimo lugar no mundial da categoria, na Espanha, e mais de 20 vezes campeão gaúcho na modalidade até 75 kg, o recurso é fundamental para auxiliar nas despesas durante as competições. “A gente fica muito orgulhoso de representar a cidade e pelo projeto em si, e precisamos valorizar o que é nosso. Nós rodamos o Brasil e o mundo competindo e sabemos que nem todo o lugar dá o apoio que temos aqui, então é de extrema importância e sou muito grato”, disse o atleta, que compete profissionalmente desde 2011 e participa do ProEsporte desde o começo em 2015.
Participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz, o vereador Carlos Júnior (PSD), o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o procurador, Eduardo Trindade, além dos assessores de Projetos Especiais, Luiz van der Laan, e técnico do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), Maurício Martins.
O que é
O ProEsporte é desenvolvido através da Lei 6.218 de abril 2015, que instituiu o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte de Pelotas (ProEsporte), vinculado à Smed, destinado a dar apoio financeiro, por meio de editais e repasses, a pessoas físicas e organizações da sociedade civil que desenvolvam programas e projetos de caráter desportivo.
Projetos contemplados pelo ProEsporte
Esporte de Rendimento
Semente Olímpica – karatê de Pelotas para o mundo;
Karatê Olímpico – em busca de destaque no cenário nacional;
Vem Ser Rugby;
Karatê Pelotas – mantendo a tradição no esporte e na vida;
Ciclismo de Estrada e Mountain Bike (MTB);
Associação de Voleibol Pelotense;
Daniel Vianna;
Participação do atleta Pablo da Silva Oliveira na Corrida A Tribuna de Santos;
Meia maratona do Rio de Janeiro;
Iniciação ao mountain bike e ciclismo de estrada;
Atenas – basquete feminino;
Handebol Brilhante;
Regional Sul/Sudeste de Futebol de 5 – futebol de cegos;
Participação da atleta Lúcia Badia no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike.
Esporte Educacional e Social
Oportunidade para todos;
Malgi Escola de Futsal – Desenvolvendo talentos.
Eventos Esportivos
2ª Corrida Cega Corra Olhando Com os Outros Sentidos.