O bairro Fragata, principalmente no Simões Lopes, registrou o maior número de focos de Aedes Aegytpi durante todo o ano passado. Com a finalidade de orientar a população quanto a medidas preventivas para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da Chikungunya, a Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá programação educativa na localidade, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), antecedendo o Dia do Bota-fora, marcado para segunda-feira (10), a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).
O balanço de 2021 acusa número preocupante de focos no Município. Foram encontrados 88 focos de Aedes. Entre eles, 65 da espécie Aegypti e, desses, 50 localizados no Fragata, com maior parte no Simões Lopes. “Trata-se de uma região de entrada à cidade, principalmente de trânsito vindo de Rio Grande, onde também há grande incidência de focos. Além disso, moradores acumulam muito material sem uso nos pátios ou áreas das residências. Esses inservíveis tornam-se ambientes propícios para criadouros de mosquitos”, alerta a chefe da Vigilância Ambiental, veterinária Isabel Madrid.
Nos dois dias, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, agentes da Vigilância Ambiental, devidamente identificados com crachá e uniforme, vão percorrer as residências de toda a área do Simões Lopes para orientar os moradores quanto a formas corretas de guardar volumes e à necessidade de descartar os que não são utilizados. Serão distribuídos impressos informativos e divulgados os contatos da Ssui para que a pessoa, quando não tiver onde, recursos ou meios para descartar materiais, possa solicitar o recolhimento.
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, informa que os contatos são: (53) 3229.1401, 3283.1129 ou 99162.8706. “É importante que o morador que não tem condições de transportar o material solicite o recolhimento, ao invés de descartá-lo indevidamente em vias e áreas públicas”, observa.
O Bota-fora é uma oportunidade
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, uma vez por mês, promove o Dia do Bota-fora em diferentes regiões da cidade predeterminadas. Na data, moradores podem colocar na frente de suas residências todo o material sem utilidade que vinha sendo acumulado nos pátios e áreas. O recolhimento é feito pela Prefeitura, gratuitamente, evitando o descarte irregular e qualquer gasto com transporte para condução dos volumes aos Ecopontos.
A Vigilância Ambiental orientará os moradores para que aproveitem a oportunidade para descartar os excedentes acumulados, como vidros, restos de podas, plásticos, madeira, móveis, metais, papéis, eletrodomésticos e outros, colocando-os, no fim de semana, na frente das residências para o recolhimento na segunda-feira. A ação não é válida para lixo orgânico.
Cronograma do Dia do Bota-fora
O secretário Fábio Suanes lembra que, no ano passado, 119 cargas (caçambas) de materiais inservíveis foram recolhidas em diversos pontos da cidade nos dias do Bota-fora. Para este ano, as datas e locais predeterminados são os seguintes:
– 10/1 – Simões Lopes
– 14/2 – Cohab Tablada
– 14/3 – Comunidade Osório
– 11/4 – Bom Jesus
– 9/5 – Vila Peres, 22 de Maio, e 23 de Maio
– 13/6 – Cohab Fragata
– 11/7 – Balneário dos Prazeres
– 12/8 – Vila Verona
– 12/9 – Eldorado
– 10/10 – Loteamento Anglo e Balsa
– 14/11 – Loteamentos Ilha da Páscoa e Rota do Sol
– 12/12 – Umuharama.